Em noite de “Gloria”… Van Morrisson passeou-se em palco – Glam Magazine

Em noite de “Gloria”… Van Morrisson passeou-se em palco

Na reta final da 15ª edição do EDPCOOLJAZZ, a noite de sábado prometia muitos regressos ao passado pela voz de uma das lendas vivas da música contemporânea mundial.
Van Morrisson regressava a Portugal, 20 anos depois para se afirmar e para mostrar a todos que a sua carreira é intemporal.

Mais cedo que o habitual em relação a outros concertos do festival, Van Morrisson escolheu um horário para atuar que acabou por trair algum público acostumado a horários mais tardios dos mesmos. Eram 20.30h certinhas quando o músico irlandês sobe ao palco acompanhado por um combo de músicos que se viriam a revelar a companhia perfeita para acompanhar Sir Morrisson em palco.
Van Morrisson entra em palco logo a fazer aquilo que sabe melhor, tocar (saxofone e harmónica) e cantar. Cumprimentos de lado, o músico não perdeu tempo com conversa de circunstância e frases feitas. A música, motivo para o qual estava ali o público, era o que Van queria transmitir, e à sua maneira. Aos 72 anos e com uma carreira de mais de 50 anos não vale a pena estar a perder tempo.


Ao longo de 20 canções, iniciadas com “Wait a Minute Baby”, um original de Eddie Vinson, Van Morrison mostrou ao público porque é uma das referencias mundial do jazz, soul, funk, r&b e do rock. Recuperou 2 ou 3 temas da ‘concorrência’ e soube como ninguém vestir de novo alguns dos seus clássicos, o que muitas das vezes baralhou o público como o caso de “Moondance” de 1970 ou de “Have I Told You Lately” de 1989, tema que Rod Stewart gravaria alguns anos mais tarde. Recupera “The Way That Young Lovers Do” do disco de 1996 “Gypsy Soul” e “I can tell you don’t love me anymore”, mas mais uma vez adaptadas à vontade e ao momento de Van Morrisson em palco.
Pelo meio, algumas notas em falso, mas nada que estrague o bom momento musical que se vivia em Cascais. Apesar do ritmo frenético imposto pelo medley “Baby Please Don’t Go / Got My Mojo Working / Playhouse”, os espectadores, maioritariamente adultos, insistia em ficar sentado, apenas visualizando-se alguns focos de público mais divertido ao fundo do recinto.
Do jazz ao blues com “Think Twice Before You Go” (um original de John Lee Hooker), Van Morrison tocou aquilo que todos queriam ouvir.

(clique nas fotografias para ver a galeria completa do concerto)

Esperava-se um concerto longo devido ao inicio quase madrugador para um concerto à noite, mas em “The Party’s Over”, tema incluído no disco de 2017 “Versatile”, Van Morrison apresentava a banda que o acompanhava fazendo antever um final próximo.
Tempo ainda para recuperar o clássico “Brown Eyed Girl”, gravado em 1967,  e fechando o concerto com uma verdadeira Jam session para o tema “Gloria”, ao longo de 10 minutos, canção que gravou com a sua primeira banda Them em 1965.
Van saiu do palco como entrou, sem conversa e sem despedidas, deixando os músicos encerrar o concerto.

Aos  72 anos, o homem de fato às riscas e óculos escuros, não precisa ser simpático, não está ali para cativar o público com conversas sem nexo cujo o único objectivo por vezes e fazer tempo. Van Morrisson, de uma forma corrida e praticamente sem pausas faz o que sabe fazer, tocar e cantar. Soube a pouco? Talvez… mas para Van Morrisson o essencial da sua carreira esteve ali espelhado ao longo de 100 minutos.

(clique nas fotografias para ver a galeria completa do concerto)

Esta terça feira o EDPCOOLJAZZ encerra mais uma edição com a presença de Norah Jones.

 

Alinhamento:

Wait a Minute Baby (Eddie Vinson

The Way That Young Lovers Do

I can tell you don’t love me anymore

Down the road

Baby Please Don’t Go / Got My Mojo Working / Playhouse

Days Like This

Precious Time

Moondance

Broken Record

St. James Infirmary

I Forgot That Love Existed

Bye Bye Blackbird (Nick Lucasr)

Have I Told You Lately

Think Twice Before You Go (John Lee Hooker)

Sometimes We Cry

The Party’s Over

Brown Eyed Girl

All I want you to do ?

Gloria

 

Reportagem: Sandra Pinho
Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha