Na próxima sexta e sábado (11 e 12 de junho), o Teatro Municipal do Porto apresenta, em estreia nacional, ELENIT, a mais recente criação de Euripides Laskaridis, às 19h30, no Grande Auditório do Teatro Rivoli.
A peça é uma tragédia cómica, através da qual o artista grego “explora o ridículo e a transformação para analisar a perseverança da humanidade perante o desconhecido.” Depois de RELIC (2015), espetáculo apresentado recentemente no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e TITANS (2017), em ELENIT, Laskaridis expande o seu universo cénico, através de 10 criaturas que se encontram reféns de uma turbina eólica, uma máquina que não conhece passado nem futuro e que apenas está interessada na urgência do momento.
Trata-se de uma “viagem” por um fabuloso submundo repleto de referências à pintura, à ópera e aos musicais, à tragédia clássica, assim como à “club culture” e ao cinema. Euripides Laskaridis é ator desde 1995, tendo colaborado com coreógrafos como Dimitris Papaioannou e Robert Wilson. Começou a encenar o seu próprio trabalho em 2000, para palco e para várias curtas-metragens premiadas.
Em 2009, fundou a companhia de artes performativas OSMOSIS e, em 2016, recebeu uma das primeiras Bolsas Pina Bausch, o que lhe permitiu trabalhar com o encenador e coreógrafo Lemi Ponifasio.
Photo: Julian Mommert