Ei! Marionetas… De 1 a 10 de julho todos os caminhos vão dar a Gondomar…

Os primeiros sinais de frenesim e azáfama do Ei! Marionetas são como os pólenes: já andam no ar. A diferença substancial é que, felizmente, em vez de alergias são portadores de magia. A capacidade mobilizadora de um público infanto-juvenil e familiar tem-se imposto ao longo das múltiplas edições da iniciativa, mesmo em tempos de contexto pandémico. Assim, entre os dias 1 e 10 de julho, o Ei! Marionetas – 8º Encontro de Internacional de Marionetas vai cativar a atenção dos fiéis e dos curiosos, que se revêem nesta dinâmica teatral dedicada aos mais novos.

E há uma infinidade programática para miúdos e graúdos desfrutarem, uma paleta de propostas e sugestões multicolorida ao longo dos dez dias, daquele que mais do que um festival, é mesmo um Encontro maiúsculo entre os profissionais, os artistas e o público e onde é expectável uma frutuosa partilha de ideias e espetáculos, de ideias sobre espectáculos, e a possibilidade de contacto entre as pessoas, afinal uma benesse que andou muito arredada do universo das relações (inter)pessoais. O Ei! Marionetas será tudo isto.

 

No domínio concreto da programação serão 46 as actividades previstas, com direito a uma estreia mundial e duas estreias nacionais. O Ei! Marionetas – 8º Encontro de Internacional de Marionetas oferece ainda ao público 21 atividades distintas. O destaque do Encontro tem como pólo nuclear a apresentação de 4 projetos internacionais: a Companhia Merlim Puppet Theatre (Alemanha/Grécia), Companhia Ortiga (Espanha), La Companía Elena Vives (Espanha) e Cia Ventoinha (Brasil/Portugal).

 

O contingente lusitano tem também um peso muito efectivo (e afetivo, já agora), a prova cabal disso mesmo são as 7 companhias nacionais presentes, a começar pela anfitriã Teatro e Marionetas de Mandrágora, passando por estruturas como o Teatro de Marionetas do Porto, a Cia Red Cloud, Lamas Movediças, Imaginar o Gigante e artistas como Márcia Leite ou Ângela Ribeiro.

O Encontro acolhe ainda projectos de inclusão pela arte; 10 dias de oficinas para famílias e jovens, uma exposição pelas lojas de comércio local da cidade, uma oficina de trabalho para profissionais das artes com a Cia Merlin Puppet Theatre, bem como um debate/conversa sobre o Teatro D. Roberto  património imaterial, este último tópico será de resto objeto de especial atenção, como tem vindo a ser apanágio do Ei! Marionetas ao longo das diferentes edições, estando em 2022 programadas para o efeito as artistas Filipa Mesquita (Teatro de Marionetas de Mandrágora) e Sara Henriques (Red Cloud), as únicas mulheres que trabalham sobre o teatro de marionetas tradicional português.

 

No seio de um programa tão vasto e rico, a dificuldade em evidenciar conteúdos teatrais que se destaquem é uma tarefa ingrata, mas simultaneamente imperativa. Deste modo, os sublinhados vão para o espectáculo antecipado no âmbito da conferência de imprensa do evento, a 7 de junho, pelas 14h45, no Auditório de Gondomar: O Urso que Não Era, ao cuidado da artista Márcia Leite (repete a 10 de julho no Auditório Municipal de Gondomar às 18h30). No dia inicial do Encontro, 1 de julho, terá lugar no espaço exterior da Casa Branca de Gramido (21h30) a peça Aldeia Balão e os Aeronautas, resultado do projecto comunitário, que contará com a participação da ARCSSilveirinhos (faixa etária dos 3 anos) e no dia seguinte, 2 de julho, sábado, a ênfase é dada à peça Casulo, pela Cia Ventoinha às 10h00, com repetição às 16h00, no Auditório Municipal de Gondomar (todos os públicos).

 

Por seu turno, a companhia germano-helénica Merlim Puppet Theatre desenvolve um ateliê incontornável cuja denominação é Oficina Objeto, Universo e Vida e será levado a cabo nos dias 6 e 7 de julho (quarta e quinta), na Biblioteca Municipal de Gondomar, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h30. No dia 9 de julho, sábado, a Cia Ortiga, de Espanha, apresentará em dose dupla Kumulunimbu, às 11h00 e às 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar. Los Viajes de Bowa, a cargo de La Companía Elena Vives, será um espetáculo para acompanhar a partir das 18h00, nos Jardins da Biblioteca Municipal (por favor, ver versão integral da nota de imprensa em anexo, há também fotos e documentos informativos sobre o evento).

 

A iniciativa é promovida pela Companhia Marionetas de Mandrágora e apoiada pela Câmara Municipal de Gondomar.

 

Partilha