Downpilot está de regresso com “The Forecast”

Downpilot é explicitamente o projeto solo do cantor/compositor, multi-instrumentista e engenheiro de gravação/ mistura Paul Hiraga. Nos últimos quatro álbuns, Hiraga gravou e misturou sozinho, o que deu ao seu trabalho uma clareza experiente, e o seu sétimo álbum, “The Forecast”, é o álbum de Downpilot mais ousado e elaborado até hoje.

 

Uma viagem por várias décadas com influências que vão subtilmente das baladas melódicas de Laurel Canyon (“Balancer”), ao Barroco e Sunshine Pop do final dos anos 60 e 70 (“Strangers Hotel”), ao Britpop dos anos 90 (“Red Desert”), tudo com um toque do século 21, o que por si só é uma conquista, conseguir que “The Forecast” seja no seu conjunto um corpo de trabalho tão maravilhosamente coeso.

A introdução cristalina de “Black Eye”, a abertura do álbum, mostra a voz de Hiraga, que tem uma riqueza e expressividade rouca que nunca soou melhor do que neste disco. “Black Eye” é uma das melhores canções de Hiraga até hoje, com um dos refrões mais cativantes do catálogo de Downpilot.

 

Hiraga há muito que explora uma variedade de temas nas suas composições: a inevitabilidade da mudança, o mistério e a beleza da natureza, as variadas histórias de lugares e pessoas, a complexidade das relações humanas e a incerteza do futuro. Ele é um artista de Seattle, e o Noroeste do Pacífico é uma presença palpável – entrou no seu sangue e infiltra-se nas músicas. Com os esparsos e deliciosamente ritmados “Totens”, ele evoca o passado distante da região, entrelaçando-o com narrativas individuais e pessoais.

 

O sotaque inebriante de “Night Shade” sustenta um lamento sobre as coisas perdidas, enquanto a guitarra cintilante e os vocais de três partes em “Balancer” fazem uma reverência ao CSN, fazendo uma cama em camadas para uma poética canção de amor. O refrão melódico de “Strangers Hotel”, uma sinfonia de cordas, piano e teclados estranhos obscuros, sustenta uma exploração filosófica da memória e da natureza da realidade.

 

Um dos momentos mais emocionantes do álbum aparece com “Red Desert”, uma visão urbana desolada com um violino transcendente da virtuosa Melinda Rice, que contribui com cordas em várias canções. Hiraga também incluiu membros de longa data de Downpilot, Jeff Brown e Anne Marie Ruljancich (Walkabouts), juntamente com Terry de Castro (The Wedding Present) para adicionar algumas nuances vocais ao longo do álbum, com as harmonias de Brown adicionando uma qualidade crescente a “Favorite Neighborhood”.

 

Terminando com a faixa-título, esta pode não ser a mais ensolarada das previsões, mas não é sem esperança. Em última análise, este é um álbum de afirmação da vida que mergulha sem esforço em diferentes estilos, mantendo a identidade musical inconfundível de Downpilot. Os fiéis fãs não ficarão desapontados, pois “The Forecast” contém muitos sons, temas e motivos com a marca Downpilot. Mas esta nova coleção de canções pop soberbamente trabalhadas também pode abrir o campo para novos ouvintes.

 

Downpilot edita “The Forecast” dia 17 de Março

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