Dois dias de celebração com teatro, um circuito artístico e uma escultura no Parque da Devessa

O Cão Danado celebra o seu 20.º aniversário a 17 e 18 de setembro com a peça REPLAY, a instalação de Mapa de Afinidades, que cria um novo circuito artístico no Parque da Devesa, e a colocação de uma escultura neste jardim urbano em Vila Nova de Famalicão.

Os dois dias de festejo dos 20 anos desta associação cultural acontecem, respetivamente, na Casa das Artes e no Parque da Devesa.

 

REPLAY, uma criação de Sara Barbosa a partir do texto original do escritor Afonso Cruz, estreia a 17 de setembro, sexta-feira, na Casa das Artes, é um espetáculo que aborda a construção da cena, em cena, com interpretação de Diana Sá.

 

Com nova sessão no sábado, REPLAY procura “aferir a mensagem, analisar, debater e intuir as melodias que as improvisações sugerem, criar um corpo, uma geografia sonora, visual e narrativa que nos representem neste olhar pelo retrovisor e na confrontação com a imprevisibilidade inerente ao contexto atual.”

 

Também a 18 de setembro, e associando a comemoração do aniversário do Cão Danado às cumplicidades construídas desde 2018 com a equipa do Parque da Devesa, no âmbito do projeto Germinal 2021, é instalado Mapa de Afinidades, um novo circuito artístico que convida o público a sentar-se em cadeiras estrategicamente colocadas em diferentes pontos do parque.

 

Este circuito perene é constituído por seis cadeiras a partir de onde o espectador pode, através de códigos QR Code, aceder a um conjunto de vídeos elaborados especificamente para cada local por artistas e realizadores convidados pelo Cão Danado.

Os vídeos, da autoria de Patrícia Barbosa, Eduardo Brito, Tomé Capa, Thamiris Carvalho, Leonor Keil, Ana Rocha e Diana Sá, refletem sobre as relações de natureza poética e artística estabelecidas com o Parque da Devesa e cada cadeira oferece a perspetiva de um realizador.

 

Ainda no sábado, e resultando de uma residência artística realizada durante o projeto Germinal 2019, é também instalada no Parque da Devesa uma escultura de Edgar Massul.

As obras de Edgar Massul confi­guram esculturas que se integram e desintegram na paisagem e a escultura a instalar permanentemente neste jardim urbano de Vila Nova de Famalicão pertence à série Sara’s Dreams

Partilha