Do fado ao funaná, passando pelo teatro e dança, o festival MUSCARIUM está de volta

Num verão em que muitos festivais são adiados novamente, o teatromosca volta a organizar o MUSCARIUM. Esta será já a 7ª edição do mais importante festival de artes performativas em Sintra e irá decorrer de 10 a 26 de setembro.

À semelhança de anos anteriores, voltará a privilegiar a diversidade tanto nas propostas artísticas, como nos espaços de apresentação dispersos por boa parte do concelho de Sintra, com uma programação que contará com espetáculos de artistas e coletivos nacionais e internacionais.

 

A abertura do festival ficará a cargo de Gisela João, que atuará na Quinta da Regaleira. Neste concerto, a cantora apresentará o seu mais recente álbum “AuRora”, no qual se estreou como letrista e compositora e que tem sido aclamado pela crítica. Antes do concerto, num outro local deste belíssimo espaço sintrense, o público será recebido pelo Colectivo Glovo com o galardoado espetáculo de dança “Mapa”.

 

Ainda na área da música, o MUSCARIUM#7 acolherá Scúru Fitchádu, cujo primeiro disco foi destacado por vários meios de comunicação como um dos melhores discos de 2020. O funaná punk do alter-ego de Marcus Veiga invadirá o Largo da República em Agualva, para aquela que será uma grande noite de festa. Apesar da habitual aposta na música, o MUSCARIUM não se faz só de concertos, primando também pela programação de espetáculos de dança, teatro e performance orientados para diferentes públicos.

 

Também a Quinta da Ribafria fará parte do circuito do festival, recebendo “Iceberg, O Último Espetáculo”, pela Peripécia Teatro, criação que a companhia descreve como não sendo para “meninos de coro, com corações sensíveis e de fácil melindre, habituados a cadeiras estofadas”.

Já o AMAS – Auditório Municipal António Silva, espaço gerido pelo teatromosca, em Agualva-Cacém, não poderia deixar de integrar a programação do evento. Será nesta sala que os espetadores terão a oportunidade de assistir, entre outros, ao espetáculo sensação da edição de 2018 do aclamado Festival de Avignon – que passará a ter como diretor artístico, a partir de 2022, o encenador português Tiago Rodrigues -, “Méduse”, pelo coletivo francês Les Bâtards Dorés.

 

O MUSCARIUM#7 encerrará no dia 26 de setembro, às 21h, com “Caminhadas Noturnas Com Jovens”, uma performance/caminhada pelas ruas de Agualva-Cacém e Mira Sintra, criada por um grupo de jovens da comunidade sob orientação de uma das mais influentes companhias de teatro canadianas, os Mammalian Diving Reflex.

 

 

Partilha