“Djon África” de Filipa Reis e João Miller Guerra no Isto é PARTIS 2020

Djon África segue a história de Miguel Moreira, também conhecido como Tibars, na busca pelo seu pai desconhecido, num percurso que é também uma viagem ao território das memórias, os desejos ou as mitologias de uma boa parte daqueles que mantêm as suas raízes culturais e a génese da sua identidade no continente africano.

Tibars vive duas identidades em conflito e ao mesmo tempo em harmonia: o que é viver num gueto em Portugal e ser africano sem o ser? África surge aqui com toda a carga que tem na imaginação, na projeção não só do lugar, mas também da sua essência, da sua pertença.

 

O filme teve estreia mundial, em competição, no festival de Roterdão (secção Tiger), em Janeiro de 2018, foi exibido no New Directors/New Films, em Nova Iorque, no festival do Uruguai – onde ganhou o prémio FIPRESCI, atribuído pela crítica, e uma menção especial atribuída pelo júri – entre muitos outros festivais, e teve estreia comercial em Portugal, Brasil, Inglaterra e Alemanha. Miguel Moreira ganhou recentemente o Prémio Novo Talento atribuído pela Fundação GDA pelo desempenho em Djón África.

 

Decorrendo de 24 a 26 de Janeiro, o Isto é PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social é uma iniciativa Gulbenkian de apoio a projetos que visem demonstrar o papel que as artes podem desempenhar nos percursos de integração e na construção de comunidades mais coesas e justas. São projetos que criam espaços de liberdade e de aprendizagem permanente, onde se desfazem preconceitos e se ensaia a compreensão e a tolerância.

 

A programação da edição de 2020 do Isto é PARTIS tem por denominador comum os “novos centros de criação artística de hoje”, reunindo reflexão e partilha nacional e internacional (Holanda e Reino Unido), apresentações de projetos PARTIS e de outros projetos artísticos que, não sendo apoiados diretamente pela iniciativa PARTIS, refletem as atuais flutuações criativas geradoras de novas, e por vezes inesperadas, centralidades.

 

O filme Djon África, de Filipa Reis e João Miller Guerra, vai ser exibido Domingo, dia 26 de Janeiro, às 18:30, na Fundação Calouste Gulbenkian. A Entrada é livre

 

Partilha