“…Dizem os poetas” Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena já disponível

Entre 1959 e 1975, a Valentim de Carvalho erigiu a colecção “A Voz e o Texto”, dedicada à poesia, destacando a série “Diz Poemas da Sua Autoria”, em que os próprios poetas escolhiam e diziam a sua obra. O disco inaugural foi de David Mourão-Ferreira e o final de Mário Cesariny com Graça Lobo. Pelo meio, houve Sophia, Alexandre O’Neill, Ary dos Santos, Natália Correia, Jorge de Sena e António Gedeão, entre outros.

 

Chegou a altura de disponibilizar estes registos em CD e actualizar a sua voz nas vozes de alguns dos dizedores mais expressivos de hoje como Ana Brandão, Carla Bolito, Isabel Abreu, Miguel Loureiro, Pedro Lamares, Rui Portulez, Rui Spranger e Susana Menezes.

Num tempo em que a poesia atinge níveis de criação, divulgação e recepção verdadeiramente entusiasmantes, a Valentim de Carvalho retoma o seu papel incontornável de fixação da nossa cultura e do tempo em que vivemos. E por isso, além dos consagrados, abre também espaço à poesia portuguesa contemporânea.

 

Nesta edição, é editado pela primeira vez o poema “Príncipe Estranho” de Sophia de Mello Breyner Andresen. 5º volume da colecção “…Dizem os Poetas” já disponível em CD e nas plataformas digitais.

Partilha