Diz-se que aconteceu um “revezo” na música Portuguesa…

A palavra “revezo” pode ter os mais diversos sentidos, quer seja na forma de voltar atrás ou igualmente de reverter uma situação. No caso de Filipe Sambado, provavelmente é um reversão que o faz regressar às origens…. ou talvez não.
Filipe é hoje em dia um artista que conquistou o seu lugar na música Portuguesa não seguindo o convencional. Autor de canções que ficam na memória, a sua carreira tem sido pautada por muitos revezos e até (usando o termo em inglês…. Fowards)

Em 2018 fez acompanhar de um conjunto de músicos a que apelidou de Acompanhantes de Luxo. Em 2020 com “Revezo” deixou os acompanhantes na prateleira, mas sempre disponíveis para os utilizar quando quer.
Na noite de São Valentim, com a carga simbólica que muitos insistem em lhe atribuir… Sambado levou esse “Revezo” aos Maus Hábitos, espaço cultural na cidade de Porto que está longe de seguir igualmente o convencional.

Filipe subiu ao palco acompanhado por alguns acompanhantes… e se estes não eram Acompanhantes de Luxo fica a pergunta no ar… quem mais poderiam ser?
Acompanhado de Chinaskee (que abandonou os Camponeses), Primeira Dama (O Manel que relançou a Lena D’Agua) e a Vera Vera Cruz, acompanhante em palco de Benjamin mas não só, Filipe Sambado desfilou as canções deste pseudo regresso ao passado.
Longe da pop mais marcante do disco anterior, o tal dos acompanhantes de luxo, “Revezo” traz um Filipe mais cru musicalmente mas igualmente mais directo, como no tema “Tusa Mole”. Sambado surge como um trovador errante do terceiro milénio, rompendo com interesses e dogmas pré estabelecidos à muito.

Revezo” em palco é igualmente motivo para percorrer alguns dos seus temas mais antigos, ou clássicos como ironizou. Busca novos fãs e novos seguidores e constrói um concerto em que muitas das vezes os acompanhantes, que não são de luxo, brilham de igual forma em palco. O orgulho é espelhado da forma como explica que raramente repete os companheiros de palco, a exceção é para a Vera Vera Cruz que deu voz a “Gerbera Amarela do Sul”.
Perto do final, o carinho pelo público levou-o a convidar alguns dos fãs para o palco, e de desta forma peculiar partilhar e retribuir o apoio deles.
Terminou o concerto com um grito de revolta em forma de protesto visual, como pode ser confirmado nas imagens… Como se diz… uma imagem vale muito mais que mil palavras.

Revezo” foi lançado em janeiro mas tem tudo para caminhar a passos largos para seu um dos grandes discos de 2020….

Fotografias / Reportagem: Paulo Homem de Melo

Partilha