Depois de conquistarem o Brasil… 5 a Seco estreiam-se em Lisboa

Depois de conquistarem o Brasil, os 5 a Seco chegam a Portugal para actuar, a 9 de Novembro, no Capitólio, em Lisboa. A banda é uma fusão dos seus 5 elementos, músicos e compositores com carreiras individuais já firmadas no seu país, que se juntaram para formar este colectivo, composto por Pedro Viáfora, Leo Bianchini, Vinicius Calderoni, Tó Brandileone e Pedro Alterio.

O concerto insere-se na digressão de “Síntese”, o seu terceiro e mais recente álbum, sendo o nome uma alusão à simbiose entre os 5 membros do projecto, que se destaca não só pelo seu rock tropical como pela própria estrutura da banda, em que todos cantam e se revezam nos diferentes instrumentos que utilizam.

Depois de “Ao Vivo no Auditório…”, um álbum de originais gravado em concerto, e de “Policromo”, em que levaram a sua componente experimental para estúdio, “Síntese” é o disco que conjuga as duas vertentes do projecto. Para o seu mais recente trabalho, testaram as músicas em palco e a forma de apresentação ao vivo, antes de as registarem em estúdio.

Um desses exemplos é a forma como usam percussão, tal como a descrevem: “A bateria sai de um praticável distante e aparece agora desmembrada em pequenas estações espalhadas entre os cinco microfones, acarretando não só diferentes texturas sonoras como também uma nova postura cênica e musical dos integrantes no palco.”

 

Experiências sonoras, composições visuais e diferentes configurações em palco são algumas das componentes que se podem esperar de 5 a Seco, o projecto que se reinventa todas as noites e procura, em cada concerto, quebrar os limites das actuações ao vivo.

Partilha