O novo álbum dos Anaquim, “O Quarto de Anaquim“, entrou directamente para oitavo lugar no top de discos mais vendidos em Portugal na semana da edição. Lançado a 2 de Novembro, o sucessor d’ “Um Dia Destes” foi apresentado ao vivo na Casa da Música, com casa cheia, e dia 1 de Dezembro chega a Lisboa, ao Teatro Ibérico, e dia 6 ao Convento São Francisco em Coimbra.
Entre os mais aplaudidos estiveram os singles de apresentação d’”O Quarto de Anaquim”: “Meio Caminho Andado” e “Optimista”.
Ao vivo, José Rebola (voz e guitarras), Pedro Ferreira (teclados), Luís Duarte (guitarra), Filipe Ferreira (baixo) e João Santiago (bateria) contam com a presença de músicos convidados, os mesmos que participaram na gravação do disco.
Sucessor d’“As Vidas dos Outros” (2010), “Desnecessariamente Complicado” (2012) e “Um Dia Destes” (2016), “O Quarto de Anaquim” marca o regresso da banda aos originais, depois da edição digital de “Anaquim – 10 anos ao Vivo“, que registou o concerto do 10.º aniversário no Convento São Francisco, que contou com a participação de Ana Bacalhau, Jorge Palma, Luísa Sobral e Viviane. Recorde-se que este registo ao vivo é composto por 10 temas e um extra, o inédito “Relógio”, oferta para quem comprar o disco na íntegra.
Trata-se, assim, de um esperado regresso dos autores dos radiofónicos “As Vidas dos Outros”, “Na Minha Rua”, “Sou Imune ao Teu Charme” e “Apontar é Feio”, com o mesmo romantismo, ironia e sentido de humor.
Photo: Nuno Trindade