“CYCLES” é o disco de estreia da dupla y.azz x b-mywingz, um disco que conta com singles como “dis/closure”, “Did It All Again” e “Too Far” que será editado a 14 de maio de 2021.
Depois de vencerem o EDP Live Bands em 2019 e atuarem em grandes palcos como o Campo Pequeno e o NOS Alive’19, y.azz x b-mywingz editam o seu disco de estreia “CYCLES, que conta com a distribuição SONY Music Portugal, parte do prémio EDP Live Bands.
“CYCLES” é um produto de um sonho conjunto entre y.azz e b-mywingz, é um disco que navega por várias influências e, por isso, sonoridades: do R&B ao hip-hop, passando por pop synthwave e até ao dancehall, contendo elementos diversificados como 80s synths, guitarra portuguesa, 808s e a simples guitarra acústica. A dupla complementa-se em todo o disco composto por 9 canções, a voz e as letras de y.azz com os beats e a composição de b-mywingz.
Além do simbolismo de ser o primeiro disco de longa-duração da dupla, “CYCLES” é um álbum muito íntimo e pessoal tanto para y.azz como para b-mywingz.
Recordando o que foi a estrada até a este momento, y.azz refere que “é até engraçado refletir sobre estes últimos 2 anos agora que o disco está a sair. Fiquei muito feliz com a vitória no EDP Live Bands, mas também representou o largar da minha vida num outro país – e tudo o que estava a construir nos últimos 5 anos. Este foi para mim o ponto de partida e esta foi a energia que ficou em certas músicas – a tal resistência e as energias contraditórias e a mágoa, mas tornou-se muito mais… Este álbum foi uma transformação pessoal exteriorizada, que só fui capaz de encarar e realmente compreender depois de o acabar.”
b-mywingz também reflete sobre este esperado lançamento a 14 de maio e refere que “o que mais me passa pela cabeça para descrever o que este álbum significa para mim é: aprendizagem. Aprendi muito, não só a nível profissional, mas também a nível pessoal e tudo o que isso implicou emocionalmente. Finalmente, tenho um meio através do qual consigo expressar os diferentes “ciclos” da minha vida. Este álbum representa isso mesmo, as várias fases e ciclos por que passamos, o que vivemos, o que nos traz, de bom e de mau, para onde nos leva e o que levamos disso. Todo o processo de criação deste CD é espelho disso mesmo.”
Sobre o processo de criação de música em conjunto, y.azz que é responsável por todas as letras de “CYCLES” admite que “a minha única intenção para comigo própria quando comecei era que fosse um disco sincero e tive a sorte da b-mywingz nunca me condicionar nos temas que abordei”. Já b-mywingz sobre o trabalho em conjunto refere que “vivemos muito nestes últimos dois anos a trabalhar juntas, acima de tudo tivemos oportunidade de nos conhecermos melhor uma à outra, pessoal e musicalmente. A nossa relação foi fortalecendo à medida que fomos ultrapassando os obstáculos normais que um álbum tem na sua concepção, mas é bom agora poder “respirar de alívio” e saber que isto não é o fim, mas sim o início de algo.”
y.azz x b-mywingz contam em “CYCLES” com algumas parcerias da música emergente em Portugal, entre eles, KOMET (em “Did It All Again“), ZMESS (em “Too Far“) ou Kyo (co-composição na “Slow Down”).
Photo: itwasfiti