CRL – Central Elétrica apresenta “Travessia” de Pedro Vilela

Dando continuidade à linha de projetos de território e reflexão sobre o Porto que André Braga e Cláudia Figueiredo têm desenvolvido, com destaque para as cinco edições de “Espírito Lugar” apresentadas no Cultura em Expansão, a CRL – Central Elétrica apresenta “Travessia” nos próximos dias 16, 17, 18 e 19 de Setembro de 2021 pelas 18h30 na Quinta do Covelo, Porto

Com encenação e dramaturgia de Pedro Vilela, este novo projeto parte de um encontro com pessoas de nacionalidade brasileira a residir no Porto.

Travessia” é um espectáculo-percurso que visa repensar a noção de identidade, este produto nunca acabado e fruto de um contrastante processo que dá acesso a diferentes imagens da totalidade. Afinal, desconstruir, tal como nos diz Derrida, é justamente revelar as relações de força e poder que estão por detrás da tentativa de construção de raízes únicas.

 

Ao longo dos últimos meses conversámos com cerca de 50 pessoas de nacionalidade brasileira a residir na cidade do Porto para reunir narrativas/testemunhos sobre a condição de imigrante em Portugal.

Qual o sentimento aflorado quando se perde um determinado espaço geográfico e humano (relação do lugar de origem e pertença)? Porque é a expropriação um motivo de dor? Como tomar a condição de imigrante como fratura, como uma impossibilidade de alcançar algo?

 

O espectador é convidado a mergulhar em 4 travessias, intercalando depoimentos pessoais reunidos nas entrevistas e dos performers, procurando traçar diferentes caminhos capazes de revelar o que está oculto nas teias da memória desta tensa relação histórica entre Brasil e Portugal.

 

Photo: Thiago Liberdade

Partilha