Criações Imaginarius revelam aposta na criação artística contemporânea

Apesar das incertezas e constrangimentos inerentes ao atual contexto pandémico, o Imaginarius – Festival Internacional de teatro de Rua prosseguiu a sua importante aposta no apoio à criação artística contemporânea que resulta, nesta sua 20ª de edição, agendada para o espaço público de Santa Maria da Feira de 9 a 12 de setembro, em 9 Criações Imaginarius de diferentes disciplinas artísticas e que integram diversas seções do festival.

 

O espetáculo de circo contemporâneo, Variações, do Instituto Nacional de Artes de Circo integra a lista de espetáculos da Programação Principal do Imaginarius e pode ser visto, na Tenda junto à Casa do Moinho, no dia 9 de setembro, às 21h00, no dia 10, às 22h00, e no dia 11, às 11h00, 16h00 e 22h00.

Variações parte da investigação sobre o mito do fim e do auge, seja ele o fim de uma carreira ou mesmo de um percurso de vida. Toda a dramaturgia assenta em memórias da vida de sete personagens: um padre que perdeu a fé; uma esquizofrénica que se curou; um casal sem amor; um artista sem aplausos; um porteiro apaixonado sem portas e uma Alma sem corpo. Todas as personagens têm em comum o facto de terem chegado ao auge e também ao fim.

 

Será Sereia? é a proposta da dupla de artistas-educadores que formam a Baileia para o público infantil do Imaginarius. Nos Jardins da Biblioteca Municipal, nos dias 11 e 12 de setembro, às 11h00 e às 15h00, o público infantil e as suas famílias são convidados a fazerem o percurso com os Baileia, deambulando entre diferentes ilhas para descobrir quais os mistérios que vivem nas suas águas. Serão monstros do mar? Serão Peixes gigantes? Será Sereia?

 

Inserido na programação do Orfeo & Majnun, um projeto transnacional, intercultural, interdisciplinar e inclusivo, inspirado no mito Grego de Orfeo e Eurydice e na história de amor árabe entre Layla e Majnun, estão duas Criações Imaginarius. Youssef, um filme de Telmo Ferreira e Paulo Moreira, que propõe uma abordagem contemporânea de uma das lendas do Castelo de Santa Maria da Feira sobre o amor entre Lia e Youssef.

Este projeto vai ser exibido no auditório da Biblioteca Municipal, no dia 9, às 22h00, seguido de conversa com os protagonistas, e nos dias 9, 10 e 11, às 22h00. Dendryx é uma performance de Jeanneth Vieira que vai envolver a comunidade num espetáculo repleto de audiovisuais, som e teatro, de 9 a 11 de setembro, às 21h30, na Quinta do Castelo.

 

As performances Universo Reverso, do Mercador de Fábulas, na Quinta da Costelo, de 9 a 11 de setembro, às 22h00, e Nova Refutação do Tempo, para assistir de 9 a 12 de setembro, às 21h00, no Claustro do Convento dos Loios, integram também as Criações Imaginarius em estreia absoluta neste segundo momento do Imaginarius, em resultado das Chamadas de Apoio à Criação Local lançadas pela Câmara Municipal para integrar a programação do festival.

 

Foram também estreia absoluta nesta 20ª edição, mas desvendaram-se ao público logo no primeiro momento do Imaginarius, em maio, e voltam a integrar a programação as seguintes Criações Imaginarius: Despojos da Torre de Babel, uma instalação interativa para visitar nos jardins da Quinta do Castelo; Very Very Funny, uma curta metragem pensada e realizada em exclusivo para o formato digital, de Rui Paixão, André Costa e Mariana Machado, que volta a ser exibida no dia 11 de setembro, às 19h00, no auditório da Biblioteca Municipal, seguida de conversa com a equipa artística; Urban Pantheon, uma curta metragem do Teatro em Caixa que pode ser vista ou revista no dia 12 de setembro, às 19h00, seguida de conversa com os artistas, no auditório da Biblioteca Municipal.

Partilha