A edição de 2024 do Ageas Cooljazz tem o cartaz fechado. São 7 noites, que contam com quatro concertos especiais cada, nos vários palcos do festival entre o Hipódromo Manuel Possolo e o Parque Marechal Carmona, em Cascais.
As novidades alinham-se pela celebração dos 20 anos de um dos eventos mais credíveis da cultura em Portugal. O início de cada dia conta com o que de mais refrescante tem o jazz nacional para apresentar no palco das Cascais Jazz Sessions by Smooth Fm; as tardes de domingo são já icónicas no jardim das Cascais Lazy Sundays e a grande novidade para os 20 anos é que as noites do Ageas Cooljazz, vão prolongar-se após o último concerto do palco principal, no novo palco das Late Nights.
“Na edição de celebração dos 20 anos do festival, procurámos apresentar uma programação única e especial. Ao longo destas duas décadas, o jazz nacional reforça o seu espaço, as tardes de domingo são já uma referência e queríamos oferecer uma outra experiência ao público: a noite. Por isso estendemos a programação um pouco mais e estreamos o novo palco das Late Nights até ao início da madrugada.”, afirma Karla Campos, CEO Live Experiences.
Como já anunciado, em 2024, o festival conta como naming sponsor o Grupo Ageas Portugal, que passa assim a fazer parte da edição de celebração dos 20 anos. Inês Simões, Diretora de Comunicação, Marca e Cultura Organizacional Grupo Ageas Portugal, afirma que “no Ageas Cool Jazz encontrámos uma sintonia perfeita de atitude e valores perante a Sociedade: talento, sustentabilidade, ambiente cool e familiar, inclusão, diversidade, inovação, imbuídos num ambiente de festa e de música para celebrar a vida, através de momentos únicos e inesquecíveis, nesta edição especial de aniversário do festival. Esta parceria vem complementar a nossa já forte aposta na Cultura, nos jovens talentos e nas mais diversas formas de expressão das artes, porque acreditamos que investir na Cultura é investir numa Sociedade mais feliz, mais desenvolvida e com mais futuro. É nesta fusão de entusiamo e paixão que, orgulhosamente, o Ageas Cool Jazz passa a fazer parte do legado do Grupo Ageas Portugal”.
Cascais é uma das localizações da primeira edição do festival, em 2004, recebendo assim a celebração dos 20 anos do Ageas Cooljazz, em 2024. “Este é um ano especial para o Ageas Cooljazz e para Cascais. São 20 anos de um grande festival que, juntamente com as dezenas de importantes eventos culturais que se realizam no concelho, afirmam Cascais como um excelente destino cultural e transgeracional”, afirma Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Desde 2004 que o Ageas Cooljazz tem como prioridade dar espaço a projetos de jazz português. O palco das Cascais Jazz Sessions by Smooth Fm, uma das iniciativas que apresenta ao público projetos de jazz portugueses, ao longo dos sete dias do festival está de volta. No palco do Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, estão confirmados os três vencedores do concurso organizado pelo festival e a Smooth Fm, Marwan (9 de julho), Onoma (10 de julho) e Rogério Pitomba Trio (19 de julho). Também sobem ao palco das Cascais Jazz Sessions by Smooth Fm projetos de jazz como Eunice Barbosa (26 de julho), Samalandra (27 de julho), Gisela Mabel (30 de julho) e Guilherme Melo (31 de julho).
O jardim das Cascais Lazy Sundays apresentam uma programação gratuita aos domingos, nos Jardins da Casa de Histórias da Paula Rego, em Cascais. Para a edição de celebração dos 20 anos, Inês Lopes Gonçalves e Ivo Costa DJ Set (14 de julho), Vanda Miranda DJ Set (21 de julho) e Wandson DJ Set (28 de julho), vão tomar conta das escolhas musicais nos fins de tarde de domingo, no mês de Julho.
O novo palco das Late Nights apresentam um alinhamento diversificado e perfilado com o mote de cada dia do festival. A música em francês adquire ainda mais espaço com o dj set do jornalista Pedro Dias de Almeida apresenta “Gainsbourg Soirée Mix” DJ Set (9 de julho). “Música é amor” constitui o mote para o dj set do artista Alex D`Alva Teixeira DJ Set (10 de julho). Na noite dedicada em exclusivo aos artistas portugueses (19 de julho) é o Progressivu DJ Set a encarregar-se das Late Nights. O melómano Pedro Tenreiro DJ Set encarrega-se da mesa de mistura no dia 26 de julho, ao passo que no dia seguinte (27 de julho) a festa fica por conta da dj e produtora Sónia Tropicos DJ Set. A Matilde Castro DJ Set assume o dia 30 de julho e para set de encerramento (31 de julho) é a vez da dupla “Tarantam” da artista Beatriz Pessoa e do realizador Daniel Mota DJ Set.
Todas as atuações decorrem no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, logo após o último concerto da noite.
📸 Paulo Homem de Melo