Concertos Ciclo europeu de jazz… Conferência europeia de jazz – Glam Magazine

Concertos Ciclo europeu de jazz… Conferência europeia de jazz

No âmbito da Conferência Europeia de Jazz, que se realiza pela primeira vez em Portugal, o Grande Auditório do CCB abrirá as suas portas ao público com três concertos marcantes que visam mostrar o melhor jazz que se faz atualmente na Europa. Assim, no dia 13 de setembro atua naquele palco a Orquestra Jazz de Matosinhos com a participação especial de Maria João, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas e João Mortágua. No dia seguinte, dia 14 de setembro, será a vez do trio norueguês Espen Eriksen juntar-se ao famoso saxofonista britânico Andy Sheppard e, por fim, no dia 15 de setembro sobe ao palco do Grande Auditório o projecto New Conception of Jazz do pianista e compositor norueguês Bugge Wesseltoft (na foto).

 

13 de setembro – 22:00 – Orquestra Jazz de Matosinhos + convidados

A abertura da European Jazz Conference 2018 vai ser marcada pelo Concerto de Gala com o Orquestra Jazz de Matosinhos com participação especial de músicos de jazz portugueses de referência: Maria João, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas e João Mortágua.

 

14 de setembro – 21:30 – Espen Eriksen Trio with Andy Sheppard – Perfectly Unhappy

Os mestres da melodia do jazz nórdico juntam-se à estrela britânica de jazz Andy Sheppard para uma nova colaboração. O pianista norueguês Espen Eriksen convidou o saxofonista inglês, que vive desde 2017 em Portugal, para gravar o novo álbum  Perfectly Unhappy, lançado em Maio 2018, uma música que assume o estado de espirito da europa no momento presente. O grupo estreia-se pela primeira vez em Portugal.

Andy Sheppard – saxofone tenor / Espen Eriksen – piano e composição / Lars Tormod Jenset – contrabaixo / Andreas Bye – bateria

 

15 de setembro – 21.30 –  Bugge Wesseltoft´s New Conception of Jazz

Bugge Wesseltoft, pianista e compositor norueguês, leva o jazz ao encontro da música electrónica. Nos anos 90, o músico deixou uma marca no jazz europeu com o projecto New Conception of Jazz, que agora volta de renovar com este novo grupo que se apresenta também pela primeira vez em Portugal. Uma música inspirada na liberdade e fluidez da improvisação com quatro jovens e talentosas mulheres do jazz europeu.

Bugge Wesseltoft – teclados, sounds / Marthe Lea Saxofone, electrónica, voz / Oddrun Lilja Jonsdottir – guitar / Sanskriti Shrestha – tablas / Siv Øyunn Kjenstad – bateria e voz

 

 

Partilha