Concerto Por um Novo Futuro… É já na próxima semana!

É já no dia 17 de maio, que a Altice Arena em Lisboa, recebe um painel de representantes de luxo da música nacional, que este ano dão forma ao Concerto por um Novo Futuro.

Rita Redshoes vai juntar-se também ao cartaz já anunciado e que contava já com Ana Bacalhau, Catarina Salinas, David Fonseca, João Só, Márcia, Miguel Araújo, Samuel Úria, Tatanka e a participação especial de Lena D’Água.

Para além dos músicos, também os atores de “1986”e Nuno Markl, criador da série da RTP, vão fazer parte do espetáculo que se propõe ser uma viagem aos anos 80.

Como o próprio descreve:

“Aqui Nuno Markl, criador da série 1986, da RTP, e perito em viagens no tempo até à adorável década do mau cabelo e da angústia teenager!

Proponho-lhe mais uma viagem – e esta é capaz de ser a mais épica de todas – até ao coração dos 80s: dia 17 de Maio transformamos a Altice Arena numa espécie de máquina do tempo que nos leva até 1986 e arredores. E, aqui para nós, a festa não se faz sem si.

Juntos pela primeira vez em cima de um palco (e ainda estamos para perceber como conseguimos conjugar todas aquelas agendas, mas conseguimos!), alguns dos nomes mais importantes da música portuguesa: Ana Bacalhau, Catarina Salinas, David Fonseca, João Só, Lena D’Água, Márcia, Miguel Araújo, Rita Redshoes, Samuel Úria, Tatanka. Eles são algumas das vozes mais aclamadas da música nacional, são as vozes das canções que compõem a banda sonora da série “1986”, e dia 17 de maio vão mais longe: numa festa que se prevê inesquecível, não só vão cantar as canções da série, mas também uma colecção de clássicos da época, desde os prazeres culpados até às obras-primas. Serão versões únicas de canções que toda a gente sabe cantar, numa celebração de uma era, do culto em torno da série da RTP… e, mais importante que tudo, do trabalho da Associação Novo Futuro.

É para ajudar a Novo Futuro que todos estes nomes grandes da pop e do rock nacional se juntaram nesta aventura. Nas várias casas que coordena, a Novo Futuro alberga, cuida, dá afecto e um sentido de família a crianças e jovens vindos de situações familiares problemáticas. E dá-lhes uma possibilidade de um futuro feliz.

É uma obra ambiciosa que está a dar frutos, mas que não se faz sem a ajuda de todos. E é por isso que o dinheiro das vendas dos bilhetes do Concerto Por Um Novo Futuro – 1986 vai para a obra desta associação. Para que continuem a proporcionar novos e promissores futuros.

Fazer tudo isto numa festa musical em que os anos 80 serão cantados como nunca o foram antes, torna tudo ainda mais irresistível.

O mau cabelo, os enchumaços e as leggings rosa-choque são opcionais – mas a sua presença é essencial. E apesar de eu ficar muito contente se for espectador(a) da série 1986, não precisa sequer de ter visto nenhum episódio, para ter uma noite de 17 de maio mesmo divertida. Basta só ter algum afecto pelos 80s, pelos incríveis artistas deste nosso Live Aid… e ter vontade de ajudar.

  1. Venha connosco até ao passado, por um novo futuro.”

Esta viagem vai ser feita através das músicas da banda sonora de “1986”, todas elas verdadeiras réplicas de temas que fazem parte do imaginário e das memórias de todos os que viveram nessa época, mas também através de alguns clássicos incontornáveis da década do kitsch, tais como “(I’ve had) The Time of My Life” do filme Dirty Dancing, aqui interpretado por David Fonseca e Catarina Salinas; “Chiclete” dos Táxi cantado por Samuel Úria;  “What About Love” dos Heart pela voz de Ana Bacalhau e “Still Got the Blues” de Gary Moore, cantado por Tatanka. O Concerto Por Um Novo Futuro – 1986 vai ser também uma homenagem a Lena D’Água, mítica voz dos anos 80, que para além de interpretar o tema “Electrificados” em parceria com Catarina Salinas e João Só, vai cantar os clássicos “Dou-te Um Doce” e “Sempre Que o Amor Me Quiser”. Em palco estará também o guitarrista e fundador dos Táxi, Henrique Oliveira, que é também o realizador da série “1986”.

Todas estas músicas deixam já vislumbrar um pouco do espírito que vai sentir-se ao vivo no Concerto Por Um Novo Futuro. É de alegria e esperança que se vai falar no dia 17 de maio, numa noite em que ajudar é um espetáculo!

Partilha