Companhia de Dança de Almada traz à rentrée cultural do concelho uma programação de excelência…

De 21 de setembro a 10 de outubro, a 27ª. edição da Quinzena de Dança de Almada ocupa a cidade e oferece o que melhor se faz pelo mundo em Dança Contemporânea. O festival inaugura-se com a apresentação da companhia GN | MC – Guy Nader & Maria Campos, uma das mais interessantes companhias contemporâneas do país vizinho. “TTTTTT” (Time Takes The Time Time Takes) é uma brilhante exploração das relações de espaço e tempo, que desafia a gravidade com geométrico rigor.

Este espetáculo resulta de uma parceria entre a Companhia de Dança de Almada, a Mostra Espanha 2019 e o Teatro Municipal Joaquim Benite.

 

Da Polónia, o Polish Dance Theatre apresenta um espetáculo emocionante sobre as relações humanas em comunidade. Do México, a companhia de Sunny Savoy apresenta dois trabalhos daquela reputada coreógrafa. De Angola, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola apresenta um surpreendente trabalho que nos traz um pouco da alma africana sob a forma de dança contemporânea.

Já de Portugal, os premiados Jonas & Lander apresentam-se em Almada com “Adorabilis”, e o jovem grupo EmbalArte, com “De LÉS a LÉS saberás quem és”, um espetáculo de dança para a 1ª. infância e suas famílias.

 

Da Quinzena faz também parte, uma Plataforma Coreográfica Internacional com seis sessões, entre os dias 3 e 6 de outubro. Nela serão apresentados 28 trabalhos de Portugal, Itália, Coreia do Sul, Alemanha, Israel, Estados Unidos da América, Colômbia, Suíça, Taiwan, Polónia, Eslováquia e Brasil, com uma sessão de destaque especial para a dança provinda de Espanha.

 

Além dos espetáculos, a 27ª. Quinzena de Dança de Almada oferece uma larga Mostra de Videodança com sessões dedicadas a diversos temas, e um seminário subordinado ao tema “Festivais de Dança: A promoção de coreógrafos e a relação entre tradição e contemporaneidade”. Integrado no projeto europeu CLASH! – When Classic and Contemporary Dance Collide and New Forms Emerge, este seminário contará com a presença de parceiros e convidados internacionais.

 

Nesta edição, a programação do festival alarga-se a Lisboa, com apresentações da Mostra de Videodança no Instituto Cervantes, na Escola Superior de Dança e na Faculdade de Motricidade Humana.

De modo a chegar mais perto do público, alguns dos eventos desta 27ª. edição decorrem em espaços informais e múltiplas das apresentações são de entrada livre.

Partilha