Compagnie du Paon vence Mais Imaginarius

A Compagnie du Paon, da Turquia, venceu o concurso de criações artísticas Mais Imaginarius e será convidada a criar em residência um novo projeto para estreia na próxima edição do festival Imaginarius. A performance poética de teatro e dança Hayali, apresentada em estreia nacional no claustro do Convento dos Lóios, conquistou a maior pontuação do júri entre os 21 projetos, de 13 países, a concurso nesta edição.

 

Hayali, uma palavra de origem turca que significa “imaginário”, converte-se numa performance poética de movimento, simbolicamente representando a separação de dois corpos. Tendo por base as dinâmicas do balanço, este espetáculo (re)cria um mundo paralelo, pendurado em diversas antíteses: lembrança/esquecimento, aceitação/negação, amor/ódio e ascensão/queda. Uma odisseia sem palavras, onde o corpo se transforma no narrador da ação e nos transporta para ritmos e tempos distantes, numa viagem poética aos nossos sentidos.

 

Nesta edição, constituíram o júri do Mais Imaginarius: Alexandra Moreira – DECA, Universidade de Aveiro; Isabel Bezelga – Departamento de Artes da Universidade de Évora; Bruno Pereira – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE); Jordi Duran – Diretor Artístico da FiraTàrrega, Espanha; Jens Frimann Hansen – Diretor Artístico do PASSAGE International Street Theatre Festival, Dinamarca; e Kathrin Bahr – Diretora Artística do Tête-à-Tête, Rastatt’s International Street Arts Festival, Alemanha.

O Mais Imaginarius é uma secção do festival Imaginarius que pretende dar espaço a artistas emergentes com vontade de mostrar o seu trabalho, através de um concurso de criações artísticas. Esta secção lança o desafio para a apresentação de propostas que abordam o espaço público nas suas diversas perceções, testando formatos e modelos, rumo à construção de novas identidades artísticas.

 

A diversidade, quantidade e qualidade dos projetos que têm sido apresentados a concurso nos últimos anos revelam a vontade de artistas de todo o mundo em ocuparem o espaço público de Santa Maria da Feira e de se expressarem através múltiplas linguagens no espaço público.

Em 2018, o Mais Imaginarius registou uma procura internacional sem precedentes. Foram 295 os artistas e companhias de 49 países, dos cinco continentes, que apresentaram candidaturas ao concurso de criações artísticas aberto a companhias e artistas emergentes de todo o mundo.

Partilha