“Comer/Beber”… O novo livro de Filipe Melo e Juan Cavia

A mais recente novela gráfica dos artistas Filipe Melo e Juan Cavia é publicada a 7 de Dezembro pela Tinta-da-china, depois de os autores já terem colaborado em BDs como “Os Vampiros“, história passada na Guerra Colonial, e na trilogia “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”.

Trata-se de um livro que mistura histórias reais e ficcionadas, prefaciado por Carlos Vaz Marques, e que será apresentado ao público a 16 de Dezembro, na Comic Con – Porto, e a 18 de Dezembro na FNAC Chiado – Lisboa às 18h30. Ambas as sessões contam com a presença de Filipe Melo e Juan Cavia. Em Lisboa a apresentação ficará a cargo de Carlos Vaz Marques.

“Comer/Beber” é um livro que se desdobra em duas histórias, dois capítulos, que se cruzam na relação – simultaneamente universal e pessoal – entre o paladar e a memória. Na primeira história, cujo cenário é a Berlim dos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial, encontramos Franz Majowski, que esconde uma garrafa de champanhe no cofre do seu restaurante. Na segunda história, já na década de 80, conhecemos Lloyd Jenkins, que percorre o interior da América em busca de uma tarte de maçã. Um dos relatos é ficcional e o outro é real.

«Mesmo a mais trágica situação pode esconder episódios redentores. É para isso, não só mas também para isso, que servem as histórias, venham elas na forma de romances ou filmes, de peças de teatro ou pranchas de banda desenhada: para nos permitirem partilhar a réstia de humanidade soterrada mesmo nos cenários mais desesperados.»

– Carlos Vaz Marques, do prefácio

Partilha