Comemorações do Dia Mundial do Teatro’21 em Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal vai assinalar o Dia Mundial do Teatro durante todo o mês de março com um programa assente em várias apresentações teatrais, formações, residências artísticas e sessões de cinema a partir de transmissões online.

 

O Teatro Estúdio Fontenova inicia, no dia 2 de março, a rubrica Diálogos Imediatos – Conversas à volta de A Paz Perpétua. No dia 21, estará disponível, a performance Cerco da mesma companhia, que atravessará o atlântico para integrar a programação do Festival Brasileiro online Mátria Amada – Cultura e os Cuidados com a Terra a ser transmitido na página de Facebook do Teatro Estúdio Fontenova e Manuí. Ainda com o Teatro Estúdio Fontenova será possível assistir na página da Casa da Cultura, à performance Espírito Dissolvido a 5 de março.

 

O Teatro do Elefante apresenta a peça Brothers disponível na página de Facebook da Casa da Cultura no dia 20 de março. Este espetáculo aborda a saúde mental na adolescência.

 

No dia 21, a Casa da Cultura apresenta em streaming a peça Frida Kahlo da Cláudia Gaiolas, que integra o Ciclo Antiprincesas. No final do espetáculo, o público é convidado a participar numa conversa aberta com a atriz.

 

No Dia Mundial do Teatro (27 de março), será exibido o espetáculo VALENTIN VALENTIN do Teatro Animação de Setúbal na página de Facebook do Município.

 

Também nesse dia, o Fórum Municipal Luísa Todi acolhe (através de emissão online) a peça FAKE de Miguel Fragata e Inês Barahona. O espetáculo explora as tensões entre a verdade e a mentira, informação e desinformação, crenças individuais, coletivas e a nossa propensão para acreditar nos preconceitos que carregamos. Ainda no âmbito da temática abordada, o encenador Miguel Fragata desenvolverá várias conversas online com alunos do ensino secundário do concelho de Setúbal.

 

No dia 6 será transmitido Coleção de Amantes da Raquel André, na página de Facebook d’A Gráfica – Centro de Criação Artística. Este trabalho faz parte do seu projeto de Coleção de Pessoas. Após o espetáculo o público é convidado a participar numa conversa online com a atriz.

Ainda no âmbito do projeto de Coleção de Pessoas, será desenvolvida uma oficina online durante 3 dias com 10 espectadores participantes.  Tanto a Raquel André como a Cláudia Gaiolas debruçar-se-ão sobre esse lugar comum que é ser-se espectador. A participação é gratuita, bastando aceder ao formulário disponível nas plataformas do Município. Esta oficina faz parte do processo de criação – Coleção de Espectador_s – e será um complemento criativo a uma residência artística que terá lugar na Casa da Cultura.

 

Setúbal recebe também a Residência Artística Viagem Sentimental, um projeto do coreógrafo Francisco Camacho, a fim de construir um espetáculo que reflita a entidade local e a sua gente. Foram convidados artistas de Setúbal que contribuirão para a perspetiva cultural e artística da cidade.

 

Dia 8 de março, decorrerá uma conferência online dedicada ao papel das mulheres no mundo da comicidade, uma coorganização com o Festival Tem Graça! – Festival Internacional de Mulheres Palhaças. Tem como objetivo assinalar não só o Dia Mundial do Teatro, mas também o Dia Internacional da Mulher.

 

O Amateatro marca a sua presença (online) nos dias 13 e 14 de março, com passagem de vários vídeos representativos do trabalho dos grupos de teatro amador de Setúbal.

 

Na área da formação, decorrerá o workshop A Voz em Público, dirigido por Luís Moreira e a acontecer via streaming.

 

Março será ainda pontuado com dois filmes que tratam a imagética do teatro: O conto dos crisântemos tardios de Kenji Mizoguchi no dia 7 e French Cancan de Jean Renoir no dia 14. Ambos os filmes estarão disponíveis para visualização na página de facebook do Cinema Charlot.

 

 

Partilha