Colin Stetson… A ZDB na Igreja de St. George

Um músico multifacetado, hiperativo que expande as possibilidades sónicas do saxofone. Alguém que transfigura a respiração e o fôlego em qualidades musicais, portanto do espírito.

Nesta frase, podia descrever-se Colin Stetson, natural de Ann Arbour (cidade de Michigan, estado que também nos deu Steve Mackay, o mítico saxofonista tenor dos Stooges), colaborador de gente tão ilustre quanto Tom Waits, Arcade Fire, Laurie Anderson, Lou Reed, Godspeed You! Black Emperor, Animal Collective, LCD Soundsystem, Hamid Drake, David Byrne, Bill Laswell, Evan Parker, The Chemical Brothers ou Anthony Braxton.

 

Apresentado assim, Stetson correria o risco de ser confundido com o típico músico de digressão, o instrumentista competente e requisitado, mas razoavelmente anónimo. Um colaborador. Enganam-se, (sem desprimor para tantos músicos) Stetson é o sujeito de uma discografia composta de álbuns a solo, colaborações e música para filmes, entre os quais, o trabalho mais recente, “Hereditary” para o filme homónimo de Ari Aster.

 

Colin Stetson apresenta-se no seu primeiro concerto em Lisboa, sob a arquitectura da Igreja St. George. Para além da capital, o músico faz ainda uma passagem pelo Festival Tremor que decorre entre 9 e 13 de Abril nos Açores.

Partilha