Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan no CCB – Glam Magazine

Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan no CCB

No século XVI, olhando para fora do convés dos navios, ao largo da costa da China, marinheiros portugueses viram uma grande massa verde espessa, com montanhas e árvores, erguendo-se do mar. «Formosa!» – exclamaram – «linda!» – ungindo o lugar verde que viria a ser conhecido como Taiwan.

Neste seu novo trabalho, o coreógrafo Lin Hwai-min e o seu Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan, partem dessa apreciação como inspiração para o seu próprio trabalho de beleza abstrata, nascido da terra e da tradição.

Usando o gesto, o guião, a música e outros elementos da ilha como matéria-prima, Lin e os seus bailarinos criam uma esfera brilhante e transfigurada, na qual apenas o universal permanece – um parque infantil de amor e de vida, mediado por tragédia, esperança e renascimento. Música gravada pelo premiado cantor indígena Sangpuy serve como banda sonora à dança dos bailarinos. Com uma graça incomparável, eles misturam-se em intimidades de comunidade, fazendo o ritual tribal e a agitação urbana parecerem ser um só.

Cloud Gate é o nome da dança mais antiga conhecida na China. Em 1973, o coreógrafo Lin Hwai-min adotou este nome para a primeira companhia de dança contemporânea na grande comunidade de língua chinesa. Os 24 bailarinos que a compõem recebem treino em várias áreas: meditação; Qi Gong, um exercício antigo de respiração; artes marciais internas; dança contemporânea; ballet; e caligrafia. Através das coreografias de Lin Hwai-min, a companhia transforma a estética antiga numa celebração emocionante e moderna do movimento.

 

Centro Cultural de Belém (Lisboa)

7 e 8 de Junho 2018 | 21.00h

Partilha