CITEMOR… Última etapa tem inicio na Figueira da Foz

O programa do Citemor entra na sua recta final com propostas artísticas muito diversas, parte de um programa ancorado nas artes performativas contemporâneas, mas que se expande em outras direcções, estimulando cruzamentos entre várias disciplinas artísticas, e que é construído numa ligação intensa aos territórios que habita.

É na cidade da Figueira da Foz que tem início a última etapa do programa deste ano, com a apresentação de “Coin Operated”, no dia 11, às 22:30, no Museu Municipal Santos Rocha. Nesta performance, em que o público determina a acção dos intérpretes, os bailarinos e coreógrafos Jonas & Lander fazem um levantamento de diversas tipologias de subjugação do cavalo pelo homem, que aqui simboliza também o ímpeto humano para tentar domar a natureza.

Nos dias 12 e 13 de Agosto, ainda tem oportunidade de assistir a “The Divine Way” de Ilaria di Carlo, entre as 19:00 e as 22:00, na Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho.

No dia 12, no Paço de Tentúgal, Pedro Lacerda apresenta “Paixão segundo Joãode Antonio Tarantino, em que é dramatizada a viagem de um doente mental pelos labirintos de uma instituição, em busca de um certificado sobre a sua condição. O actor e encenador acredita que esta peça “devia ser uma celebração, uma via-sacra ou um jogo da glória”, porque neste texto há “um caminho alternativo para a santidade” e “uma celebração das pessoas que nada são, das pessoas que não têm direito a ser alguma coisa”. A peça foi distinguida pela Sociedade Portuguesa de Autores como Melhor Espectáculo de Teatro e Melhor Actor.

 

No último dia do festival, dia 13 de Agosto, às 22:30 no Teatro Esther de Carvalho em Montemor-o-Velho, Solange Freitas & Tiago Cadete apresentam em estreia “Cortejo”, um filme/livro que parte da performance realizada nos jardins do palácio de Cristal, local onde foi realizada a Exposição Colonial Portuguesa de 1934, na qual os espaços e ideias da exposição são tensionados pela ausência dos edifícios e dos corpos ou pela sua substituição por novas temáticas.

A encerrar o programa desta edição, às 24:00, no Teatro Esther de Carvalho, o Citemor apresenta Gabriel Ferrandini em concerto a solo. Após uma digressão europeia, como compositor e músico da mais recente criação de Tiago Rodrigues, Gabriel Ferrandini regressa a Portugal para um concerto único, onde dá a conhecer o seu primeiro disco a solo. Em “Hair of The Dog”, tanto incorpora as ferramentas do jazz quanto as qualidades da música contemporânea, com doses iguais de composição em tempo real e de apurado trabalho de estúdio, que passa agora a ter vida em palco.

Partilha