Circo e ópera… Produções próprias em destaque na rentrée do Coliseu Porto Ageas

Um Festival Internacional de Circo, um Concerto de Outono com Mário Laginha no piano e a qualidade da Orquestra Metropolitana de Lisboa, a ópera “La Traviata” e o tradicional Circo de Natal estão entre os destaques da rentrée cultural do Coliseu Porto Ageas.
O primeiro espetáculo na Sala Principal do Coliseu Porto Ageas acontece a 13 de setembro, quinta-feira, às 21h30, e é de entrada gratuita. A companhia francesa The Rat Pack (na foto) traz pela primeira vez a Portugal “Speakeasy”, inspirado no nome dado aos bares clandestinos que proliferaram durante a proibição do álcool nos anos 20 e 30 do século passado, nos Estados Unidos. É para o ambiente sombrio, da ilegalidade gangster nova-iorquina, que os seis performers e acrobatas vão transportar o público, num cocktail que mistura cinema, teatro, trip-hop, amores proibidos e “acrobacias de tirar o fôlego“, como descreveu recentemente o canal de televisão francês M6, após a atuação da companhia no Palais des Glaces, em Paris, este verão.

Speakeasy” faz parte do cartaz do I Festival Internacional de Circo do Porto, que se realiza entre 13 e 16 de setembro. Produzido pelo Coliseu, em parceria com a Porto Lazer, este festival dedicado ao novo circo vai oferecer aos públicos de todas as idades 44 espetáculos gratuitos em cinco palcos espalhados pela cidade.

Menos de uma semana depois, no sábado, 22 de setembro, o palco da Sala Principal vai encher-se com os violinos e violoncelos, trompetes, flautas e contrabaixos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro Pedro Amaral. No piano um convidado muito especial: Mário Laginha, pianista e compositor que conta com mais de 3 décadas de carreira. Este Concerto de Outono dá as boas-vindas à nova estação com um belíssimo programa clássico: “O Pássaro de Fogo”, de Stravinsky, “Rhapsody in Blue”, de Gershwin, e “No Reino da Natureza”, Op. 91, de Dvořák. Uma coprodução entre o Coliseu Porto Ageas e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

 

Uma das grandes apostas do Coliseu, a ópera de qualidade, regressa ao Porto na noite de 20 de Outubro. Após esgotar o Teatro Nacional de São Carlos, “La Traviata” apresenta-se no Coliseu Porto Ageas com a soprano russa Ekaterina Bakanova no papel de Violetta Valéry. O mesmo papel com que, na Royal Opera House, arrebatou público e crítica especializada. No papel de Alfredo Germont estará Luís Gomes, o tenor português que arrecadou, no passado domingo, dois prémios na prestigiada competição mundial Operalia, criada pelo maestro e tenor espanhol Plácido Domingo.

La Traviata” mantém aqui a sua génese italiana, com direção musical do maestro milanês Michele Gamba e reposição de encenação e desenho de luz do veneziano Massimo Gasparon. A encenação, cenografia e figurinos são da autoria de um dos mais reputados encenadores operáticos do mundo, Pier Luigi Pizzi, que trabalhou com Giorgio Strehler. A parceria entre o São Carlos e o Coliseu Porto Ageas teve o seu primeiro momento visível em outubro do ano passado, com o concerto encenado “Turandot”, de Giacomo Puccini. Há 33 anos que o TNSC não se apresentava no Coliseu. Dia 20 de outubro, às 20h, o Coro do São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa regressam a um dos melhores palcos do país para récitas de ópera, acompanhados por um elenco nacional e internacional de luxo.

 

Em dezembro, manda a tradição que o grande chapitô da cidade do Porto monte a pista e receba alguns dos melhores artistas mundiais de circo atualmente em digressão. Verdadeira festa de talento, surpresa e fantasia, o Circo de Natal acontece ininterruptamente desde que as portas desta sala histórica se abriram, em 1941. Completamente programada pelo Coliseu Porto Ageas, a grande estreia acontece no dia 14 de dezembro e, até 1 de janeiro, haverá perto de 40 sessões, para o público em geral, escolas e empresas que optam por fazer no Coliseu a sua festa de Natal.

 

Até dezembro, a Sala Principal vai receber cerca de 70 espetáculos, entre concertos, bailados, ópera, teatro e circo.

Partilha