De 22 a 26 de julho, o CINALFAMA regressa às Escadinhas de São Miguel e ao Museu do Fado, em Alfama, em Lisboa, para a sua terceira edição. Com entrada livre, este festival propõe-se a celebrar o cinema independente, exaltando o bairro e as ruas que o acolhem.
A sessão de abertura conta com a exibição de Judgment in Hungary, um filme que apresenta uma reflexão em torno do julgamento de crimes de ódio contra membros da comunidade cigana. É o retorno a um filme e que marcou a abertura da 1ª edição do Cinalfama. A realizadora Ezster Hajdu marca presença nesta sessão para um debate com o ativista Rogério Roque Amaro.
O tema da integração e do diálogo intercultural merecerá igualmente honras de uma Open Call e de uma mostra específicas, em parceria com a associação Renovar a Mouraria.
Nesta terceira edição, o CINALFAMA apresenta uma programação com 50 filmes e que reúne um total 31 estreias nacionais e 46 filmes internacionais (França, Alemanha, Espanha, Turquia, Bélgica, Irão, Brasil, Tunísia, Argentina, China, Japão, Itália, Irlanda, EUA, Noruega, Islândia, entre outros).
Hannes Schilling; Mariame N’Diaye; Erin Johnson; Jozefien Van der Aelst; Ezster Hojdu; Gabriela Nobre; Edgar Morais; Renata Sancho; Laura García Perez são alguns dos realizadores que estarão presentes nas várias exibições agendadas.
O CINALFAMA distingue as seguintes categorias: City in Film Award – filmes em que cidade ocupa o papel principal; Animalfama – direcionada para o cinema de animação para o público adulto; Micro & No Budget – filmes produzidos com baixos recursos; Best Script Competition; Medium Length; Best Soundtrack; Melhor Filme Português; Melhor Filme Alemão (país convidado) e Melhores Filmes de estreia. O Grande Prémio Cinalfama é a principal distinção do festival.
O júri do Cinalfama é feito de personalidades da cena cinematográfica portuguesa e internacional e engloba vencedores de edições anteriores: Leonor Teles, Pedro Cabeleira, Florence Rochat, Denise Fernandes; Agnes Meng, Edgar Morais, Kaveh Mazaheri; Fatema Abdoolcarim; João Paulo Miranda Maria; Marta Andrade, Ely Chevillot , Gabriela Nemésio Nobre, Diogo Figueira, João Gomes e Joana Niza Braga.
Além das habituais projeções ao ar-livre, este ano o festival inaugura um projeto piloto: Recolhas Filmadas de Histórias e Oralidades de Alfama, que serão trabalhadas por realizadores como Pedro Costa, Leonor Teles e Pedro Cabeleira e outros membros da equipa CINALFAMA como Edgar Morais; Agnes Meng; Denise Fernandes; João Gomes e Gabriela Nobre. Os primeiros fragmentos serão exibidos na noite de 26 de julho.
“Há uma certa utopia comunitária no festival. Se Alfama é a somatização do anseio e da intimidade, então o Cinalfama funciona como um elo e uma ponte: entre o nativo que a conhece por dentro, que ainda lá vive ou de lá já saiu, do lisboeta ou português que nunca a viveu, até ao visitante ou expatriado que ao seu postal pitoresco não se quer resignar.”, diz João Gomes, júri e diretor do Cinalfama Lisbon International Film Festival.
Este projeto faz parte de um objetivo programático mais amplo da Associação Cinalfama: preservar e reconstruir criticamente a memória de Alfama. “Para que este objetivo se cumpra, iniciou-se um processo de digitalização de acervos fotográficos e documentais dos vários clubes recreativos do bairro e iremos iniciar uma recolha pública de vídeos antigos. No futuro, depois de já estabelecido acordo estruturante com o Arquivo Municipal e o apoio da Cinemateca, pretendemos aproximar e convocar realizadores para explorarem Alfama e as suas questões identitárias através de filmes produzidos pelo Cinalfama” – acrescenta João Gomes.