Centro Cultural Vila Flor assinala 17º aniversário com espetáculo de dança

A 17 de setembro, público e artistas têm o Centro Cultural Vila Flor como ponto de encontro para celebrar, juntos, o 17º aniversário deste espaço que convida e acolhe para participar em momentos marcantes que ligam à vital fruição cultural, neste dia com a dança contemporânea em destaque com a metáfora de um iceberg gigante em processo de descongelamento – “Larsen C” – do coreógrafo grego Christos Papadopoulos, a ser apresentado no palco maior dessa casa.

A celebração deste aniversário surge associada a uma iniciativa de plantação de uma árvore por cada espectador, numa colaboração com o Laboratório da Paisagem e o projeto “Guimarães mais Floresta”.

 

Esta experiência contemplativa do inovador coreógrafo grego Christos Papadopoulos toma lugar central no maior palco do CCVF com a estreia nacional de “Larsen C”. Considerado uma das vozes mais inovadoras da dança contemporânea – integrando uma nova geração de criadores notáveis que surgiu na última década na cidade de Atenas –, Christos Papadopoulos está habituado a apresentar os seus espetáculos nos maiores palcos da Europa, e vem a Portugal exclusivamente para celebrar o 17º aniversário do CCVF, fazendo uma apresentação única de “Larsen C”.

 

A dança contemporânea entra assim em cena nesta data que assinala o aniversário deste espaço cultural que desde 2005 convida e acolhe para confrontar com as mais diversas expressões artísticas, convidando desde então ao encontro entre público e artistas. Um espaço que já foi e é casa de milhares de artistas e centenas de espetáculos, entre variadas outras iniciativas culturais, nas quais se incluem os momentos em que foi epicentro da Capital Europeia da Cultura em 2012.

Partilha