Cassete Pirata editam primeiro longa duração “A Montra” e apresentam-no ao vivo

Cassete Pirata lança o seu aguardado disco de estreia – longa duração – “A Montra” este mês de Maio. O single “Ferro e Brasa”, dá um passo em frente na revelação da música deste disco e rasga a cumprir todas as promessas que se adivinhavam desde logo nos corações expectantes dos ouvintes e já seguidores desta jovem banda portuguesa.

“Ferro e Brasa” é a força e energia de quem veio para ficar e ganha simbolismo e narrativa pelas mãos do realizador Ricardo Oliveira, no vídeo-música lançado pela banda. O single abre também o alinhamento dest’A Montra de 10 canções. No disco, a “Ferro e Brasa” segue-se a introspecção de “Paz e Guerra” e a consciência das dores de crescimento de “Agora Já Não És Capaz”, uma homenagem às separações de irmandade que o tempo nos traz.

Ainda seguindo os temas do disco, encontramos “Outro Final Qualquer” que nos tinha já sido revelada o ano passado; a electricidade de “Chora Mãe”, que conta com a participação da voz inspiradora de Samuel Úria; e ainda a canção que dá nome ao disco, numa celebração ao percurso do artista, uma sucessão de desafios de integridade e de entrega.

Ouvimos ainda a carta de despedida que é o tema “A Próxima Viagem”, com a saudade que depois transportamos para “Alentejo”, numa recordação das paisagens calmas que queremos recuperar toda a vida. Em “Sem Ar” ganhamos energia e fôlego para a canção que fecha o disco, “Sem Saber ao Quê” é um olhar que ascende à procura de respostas às nossas dúvidas mais profundas, uma paragem no caminho para reflectirmos interiormente — ‘quantos mais destinos’ podemos nós ser.

Num trabalho sempre conjunto com o produtor Luís Nunes (que conhecemos como Benjamim), é João Firmino (Pir), que na linha da frente da banda garante a voz e a guitarra, o autor de todas as canções. À volta do Pir, sustentam as vozes e os teclados de Margarida Campelo e Joana Espadinha e, todos, encaixados na estrutura de energia que são o baixo de António Quintino e a bateria de João Pinheiro.

A banda salta da Montra para o palco, estreando este álbum ao vivo, no Salão Brazil, em Coimbra, dia 29 de Maio; nos Maus Hábitos, no Porto, dia 30 de Maio e finalmente em Lisboa, no Musicbox, a dia 1 de Junho. A edição digital do disco terá ainda incluídas as quatro canções do EP de estreia da banda.

Partilha