Na Casa Da Música no mês de Abril apresentam-se novos caminhos da música erudita com estreias audiovisuais de artistas nacionais, do promissor ao consagrado.
Dia 3 de Abril Rodrigo Leão apresenta-se como Rodrigo Leão cinema project, reúne repertório dos três discos editados em 2020 e 2021 (O Método, Avis 2020 e A Estranha Beleza da Vida), assim como uma seleção de temas clássicos do compositor. É, por isso, bastante eclético, com uma grande abrangência de estilos musicais que vão do neoclássico à valsa.
São ainda de realçar as imagens projetadas em vídeo no palco da autoria de Gonçalo Santos que integram desenhos da autoria do próprio Rodrigo Leão.
O projeto e o desenho de iluminação foram concebidos por Miguel Ramos e Nuno Salsinha que garantem também a operação deste espetáculo ao vivo. Em palco, Rodrigo Leão (sintetizador e piano e coros) é acompanhado pela sua banda habitual: Ângela Silva (voz, sintetizador e metalofone), Viviena Tupikova (Voz, violino e piano), Carlos Tony Gomes (violoncelo) e João Eleutério (guitarra, baixo, sintetizador, percussão, harmônio indiano e coros).
Dia 7 de Abril a Casa da Música recebe :PAPERCUTZ (na foto). Um espetáculo que reúne o premiado produtor e compositor Bruno Miguel responsável pelo projecto nortenho com o orquestrador Bruno Ferreira da Royal Conservatory of Antwerp, um encontro resultante no novo trabalho discográfico, de nome “So Far So Fading”.
Num dos mais ambiciosos projectos de sempre de Bruno Miguel, concebido entre a Islândia, em Reiquiavique com Francesco Fabris, engenheiro responsável por diversas bandas sonoras de filmes e séries detentoras de Oscars e Golden Globes, e gravações no Conservatório do Porto com palavras do escritor Daniel Jonas, Grande Prémio da Literatura, e jovens promissores músicos já com lugar em diversas orquestras internacionais.
O concerto conta ainda com a projecção de filmagens, pelo realizador Vasco Mendes, um produtor de documentários, curtas ficções e videoclipes, que se tem afirmado na sua linguagem multicolor no mundo visual artístico de vários projectos musicais nacionais.
photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine