Capitólio em Lisboa celebra o Fado em Novembro…

De 26 a 28 de Novembro o Cineteatro Capitólio promove a primeira edição do Ciclo “O Fado Também É Nosso”. O Parque Mayer recebe assim o evento com o patrocínio do Museu do Fado, na semana em que se comemora o 7º aniversário da declaração desta expressão artística enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade. O programa arranca a 26 de Novembro, com um concerto inédito de Ângelo Freire (na foto) com a Banda de Música da Força Aérea; no dia seguinte, 27, o quarteto de cordas Hotel Quartet revisita e rearranja clássicos do fado e guitarradas com convidados especiais; por fim, dia 28, sobe a palco o projecto de João Gil e João Monge +351 FADO.

 

Ângelo Freire é o talento da sua geração na guitarra portuguesa. Uma figura proeminente no  circuito do fado, com centenas  de concertos no seu percurso nas  mais prestigiadas salas do mundo, tendo acompanhado  artistas como Ana Moura, Carlos do Carmo, Carminho,  António Zambujo e Mariza. Entre os galardões arrecadados pode destacar-se o Prémio Amália Rodrigues, em 2012, na categoria de Melhor Guitarrista. Neste concerto único, a 26 de Novembro, Ângelo Freire junta-se à Banda de Música da Força Aérea com mais de 120 músicos em palco, para uma noite que se antevê memorável.

 

Hotel Quartet é o quarteto de cordas constituído por Maria da Rocha (1º violino), Denys Stetsenko (2º violino), Bruno Silva (viola d’Arco) e Válter Freitas (violoncelo) formado originalmente para acompanhar Rita Redshoes na Tour “Her”. A 27 de Novembro actuam no Capitólio e com um espectáculo original dedicado às raízes portuguesas, revisitando vários clássicos do fado e guitarradas, não só com arranjos próprios como ainda a partir de consagrados compositores portugueses, numa perspectiva contemporânea. Ana Bacalhau, Marco Oliveira, Pedro Jóia e Rita Redshoes são os convidados especiais deste concerto.

 

+351 FADO é o indicativo da cumplicidade musical que existe entre João Gil e João Monge que, com este projecto, celebram  as suas composições com raízes no fado. Ana Margarida e Duarte Coxo dão voz aos temas, João Gil junta-se na guitarra acústica, José Conde no clarinete, João Balão na percussão, e Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa. Com esta formação, “+351 FADO” traz uma nova sonoridade à canção de Portugal, recuperando composições originalmente interpretadas por grupos como “Do Sol à Lua”, “Ala dos Namorados”, “Fados de Amor e Pecado” ou “Quinteto Lisboa”.

Partilha