Bruscamente no Verão Passado de Tennessee Williams pela primeira vez no Teatro Nacional São João

O Teatro Nacional São João junta-se ao Ensemble – Sociedade de Atores para apresentar pela primeira vez Bruscamente no Verão Passado, de Tennessee Williams. A peça, com encenação de Carlos Pimenta, conta com uma nova tradução de Ana Luísa Amaral e estreia no dia 17 de novembro.

 

Bruscamente no Verão Passado é considerada a mais enigmática das obras de Tennessee Williams, nome de vulto do teatro americano. Escrita em 1958, foi adaptada ao cinema no ano seguinte, tendo-se tornado num dos grandes clássicos de Hollywood. Entre a peça e o filme, o teatro e o cinema, é onde se situa a proposta do Ensemble e da encenação de Carlos Pimenta.

“Quem era Sebastian? O que lhe aconteceu, bruscamente no verão passado?” são as interrogações em torno das quais se desenvolve toda a narrativa da peça. Personagem central, mas ausente da ação, Sebastian constrói-se pelas versões contraditórias que dele têm a prima Catherine e a mãe, a Sra. Venable, protagonizada pela atriz Emília Silvestre. Conduzido pelas dúvidas do Dr. Cukrowicz, o espectador é envolvido num mistério que o leva a questionar o conceito de verdade.

 

Produzida a partir de uma nova tradução de Ana Luísa Amaral, Bruscamente no Verão Passado é uma criação do Ensemble em coprodução com o Teatro Nacional São João. O regresso às palavras e traduções de Ana Luísa Amaral acontece também no dia 26 de novembro com a leitura encenada Diz Toda a Verdade Mas Di-la Oblíqua. Um tributo do TNSJ à poeta que faleceu este verão, que conta com a participação de atores do elenco de Bruscamente no Verão Passado.

 

A peça está em cena entre os dias 17 e 27 de novembro, no Teatro São João. Pode ser vista quarta-feira, quinta-feira e sábado, às 19h00, sexta-feira, às 21h00, e domingo às 16h00.

O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

Partilha