Cerca de um ano depois do lançamento, em CD, do volume #1 de “Migrations – the travel diaries”, os Birds Are Indie estão a preparar a edição do #2, em formato vinyl. Este conterá 6 dos temas presentes no álbum de 2020, incluindo o aclamado single “Black (or the art of letting go)”, mas integra mais 4 temas inéditos. O primeiro destes a ser revelado é “Our Last Waltz”, uma canção que fala de um ‘adeus’, do momento exacto em que dois caminhos, seja por que razão for, se separam irremediavelmente.
E na dúvida se essa separação é angustiante ou libertadora, esta canção olha-a com uma certa resignação, em contraste com a tensão e raiva contida em “Black”. Assim se sublinha a dualidade entre estes dois volumes de “Migrations – the travel diaries”, edições complementares, não só no alinhamento e no formato, mas também no ‘artwork’, uma vez mais da autoria de Joana Corker, que também dá voz principal ao single “Our last waltz”.
E se 2020, ano em que o trio de Coimbra assinalou 10 anos de história, parece ter sido o mais estranho das nossas vidas, 2021 ainda encerra alguma incerteza. Por isso, estas duas edições, em anos consecutivos, deixam clara não só a actividade da incansável editora Lux Records, mas também que, nem artistas nem público podem viver sem cultura e sem música.