“Beneath the Eyrie” é o novo álbum dos Pixies…

O dia de hoje, 13 de Dezembro, assinala o regresso de uma das bandas mais influentes do cruzamento da década de 80 e 90: os Pixies lançam finalmente “Beneath the Eyrie”, o sétimo álbum de estúdio, editado pela BMG / Infectious records. O disco que foi gravado numa igreja remota, convertida em estúdio, no estado de Nova Iorque e possui 12 faixas, fantasiosas com contos de bruxas e personagens bizarras, está finalmente disponível.

 

Foram três décadas marcadas por separações e momentos atribulados: a banda acabou por se separar em 2004 e “Beneath The Eyrie” é o terceiro álbum desde a reunião em 2014. Apesar das várias mexidas, a formação permanece praticamente inalterada desde a sua fundação, com Black Francis (voz/guitarra), Joey Santiago (guitarra) David Lovering (bateria) e Paz Lenchantin (baixo) que entrou para o lugar de Kim Deal.

“Beneath The Eyrie” nasce pela mão de contos sobre magia negra e relatos folclóricos de um livro antigo encontrado por David Lovering. O processo de divórcio por que passou Black Francis revelou-se também inevitavelmente fundamental para o processo criativo do disco, assumindo que existem mesmo temas sobre separação e relações falhadas. O álbum revela-se, de certa forma, mais sombrio que os anteriores, um registo apurado pela banda e que já pode ser escutado em todas as plataformas digitais.

 

“Beneath The Eyrie” não é apenas mais um álbum, no percurso dos Pixies gravitam outras novidades como “It’s a Pixies Podcast”, uma série de podcasts realizados pelo famoso jornalista de música Tony Fletcher, que documenta todo o processo de gravação em estúdio. “Durante os últimos anos nós brincámos muito mais do que no passado”, refere David sobre o percurso da banda nos últimos tempos, é possível que se sintam mais divertidos do que nunca, mas continuam a levar-se muito a sério quando chegam ao estúdio ou ao palco.

 

De recordar que a tour europeia de “Beneath The Eyrie” passará por Lisboa, no dia 25 de Outubro no Campo Pequeno.

Partilha