Basqueirart está de regresso com Exposição “A Rota do Mediterrâneo”

Faltam menos de 2 semanas para que a edição de 2022 do Basqueiral leve novamente música a Santa Maria de Lamas. Paralelamente ao festival e à semelhança da edição de 2021, a Basqueiro Associação Cultural apresenta mais uma edição do Basqueirart em parceria com o Museu de Lamas e integrada, mais uma vez, na ampla programação do Festival.

Até Setembro, vai estar patente no Museu de lamas a exposição de fotografias da France Press “A Rota do Mediterrâneo”. A abertura da exposição decorreu ao final de tarde do passado sábado, 4 de junho. Apresentando um conjunto de fotografias, cedidas na sua totalidade pela Agence France Press, a agência noticiosa mais antiga do Mundo, na sequência de uma selecção criteriosa e exclusiva para esta exposição, contempla nomes internacionalmente reconhecidos, como o do premiado fotojornalista grego Aris Messinis e o italiano Andreas Solaro.

A exposição procura descrever, nas suas diferentes fases, o drama da crise dos refugiados na travessia do Mediterrâneo, uma das rotas de migração mais mortíferas da história da humanidade.

Indo mais além da simples apresentação das fotografias, a exposição está integrada numa instalação artística que tem por base a travessia marítima dos refugiados que migram em busca de uma vida melhor na Europa. Para esse efeito, a sala reservada para esculturas apresenta-se com um fundo de areia, redes de pesca, rochas e corais de papel e um barco insuflável ocupado por maquetas humanas de adultos e crianças.

Fotografias / Reportagem: Paulo Homem de Melo

Partilha