Barcelos recebe música nova até junho à boleia do triciclo

Aí está a programação triciclo de abril até junho. Estão de regresso os grandes concertos com plateia em pé, num trimestre desafiador e de música nova. Ra-Fa-El, Octavio Cardozzo e Victor Torpedo são alguns dos nomes que vão atuar em Barcelos.

 

O trimestre abre com os explosivos The Rite of Trio, a 14 de abril, no Museu de Olaria. Após o espetáculo jazz-punk dos mestres do jambacore, o ritmo abranda em maio. O triciclo apadrinha a estreia do trio Peixe Míope, composto por Carina Albuquerque (violoncelo), Samuel Martins Coelho (eletrónica/composição musical) e pelo jovem pianista barcelense Lucas Lomba. Atuam a 7 de maio, na Igreja do Terço.

 

Em maio regressam as residências artísticas ao Theatro Gil Vicente com Ra-Fa-El. O músico barcelense estará em residência artística a preparar o lançamento ao vivo do seu disco de estreia, com a colaboração de vários convidados. A apresentação ao vivo da faceta de compositor do guitarrista Rafael Ferreira (Glockenwise e Evols) está marcada para 28 de maio, no Theatro Gil Vicente.

 

A 3 de junho, o triciclo percorre o atlântico para receber Octavio Cardozzo, no Theatro Gil Vicente. É uma das importantes vozes da música contemporânea brasileira e da música LGBTQIA+ do país, somando ainda destacadas colaborações com músicos como Ney Matogrosso. O ciclo de concertos itinerante mantém-se no continente americano e ruma Norte. Até à Cidade do México, onde mora o francês Ryder The Eagle. Um apaixonado pelos Estados Unidos da América que canta amores e desamores com um chapéu de cowboy na cabeça. Ryder The Eagle toca a 18 de junho na blackbox do Theatro Gil Vicente.

 

A programação fecha em grande. Dois anos depois do último concerto com plateia em pé, para cerca de 300 pessoas, o triciclo volta ao formato que foi interrompido pela pandemia. Regressa à sede do Gil Vicente FC, a 25 de junho, com Victor Torpedo & The Pop Kids e Cobrafuma. Uma noite que vai transpirar rock’n’roll à boleia de Victor Torpedo, guitarrista de icónicas bandas como The Parkinsons ou Tédio Boys, que se tornou a reinventar com um novo projeto cheio de sede de viver.

A noite abre com a superbanda Cobrafuma, composta pelo barcelense José Roberto Gomes (Killimanjaro e Solar Corona), Azevedo (Plus Ultra), Luís Chaka (Greengo) e Martelo (Greengo). Um quarteto de experimentados músicos que vão debitar as suas influências de thrash metal, hardcore punk e sludge.

Partilha