BADSISTA é a primeira confirmação Palco RUC da Queima das Fitas

BADSISTA é a primeira confirmação para o Palco RUC da Queima das Fitas de Coimbra. O Palco RUC decorrerá de 20 a 23 de maio

 

Nascida e criada na cidade de São Paulo, Rafaela Andrade é o nome que está por detrás de BADSISTA. Desde 2013 – ano em que começou a carreira com uma formação em Produção Fonográfica, BADSISTA correu o Brasil, tendo apresentado várias das suas produções, as quais contam com os selos de editoras como Growllective (São Paulo), Man Recordings (Alemanha), Bruk Recordings (Rio de Janeiro), Buuum Trax (Skol (Brasil), Catuss Records (Argentina), Beatwise Recordings e Funk Na Caixa (ambas de São Paulo).

Foi precisamente com o selo da última que lançou o seu EP de estreia, autointitulado “BADSISTA”, que traz 6 temas – um deles com a colaboração de MC Lei Di Dai. As influências passam por diversos movimentos, como a rasterinha, o trap, o ragga, o hip-hop, o twerk, o funk, o techno, o chicago house e outros tantos que se estendem para lá da eletrónica e que influenciam a autora. A marca mais vincada deste lançamento é o bass, paixão da produtora e transversal aos seis temas. No ano passado foi a vez de “Gueto Elegância”, álbum no qual participaram nomes como MC Yallah, Cronista do Morro, Jup do Bairro, Ashira e Ventura Profana.

 

BADSISTA estreou-se ao vivo em 2019, no antigo clube londrino The Alibi, e desde aí que se somam as presenças em vários palcos europeus. Em 2021 concorre ao Prêmio Mulheres de Música, o primeiro prémio a ter como mote o reconhecimento do esforço feminino na música brasileira.

 

É hoje nome e voz vitais no caminho pela defesa dos Direitos Humanos no Brasil, nomeadamente no que diz respeito aos da comunidade LGBTQI+, e na emancipação da mulher, em particular daquelas que habitam a periferia.

Partilha