As “Criações Imaginarius” na edição de 2019 do Imaginarius

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua está de regresso a Santa Maria da Feira para a sua 19ª edição. Entre 23 e 25 de maio a cidade transforma-se num palco gigante para acolher artistas e companhias nacionais e internacionais, mas também artistas emergentes, associações e artistas locais, projetos de intervenção criativa e social do concelho, no mais ambicioso evento de artes de rua do país, que integra já a rota dos maiores festivais de artes de rua da Europa.

O Imaginarius lançou o desafio a entidades e artistas locais, nacionais e internacionais, para alargar as margens da experimentação e da inovação artística, numa maior e mais forte aposta nas Criações Imaginarius.

Neste reforço do apoio à criação artística contemporânea para o espaço público, surgem, este ano, 11 novos projetos distintos em termos dramatúrgicos, conceptuais e estruturais, com o selo “Criações Imaginarius”.

 

CURVE – Cie. Du Paon (TR)

CURVE é uma composição de movimentos que conta uma estória sobre a maior maldição da humanidade: envelhecer. Convida-nos a confrontar alguns paradoxos que todos os homens/mulheres experimentam ao longo da vida. Jovem-velho, rápido-lento, belo-feio, existência-não-existência, maturidade-imaturidade, cérebro-coração.

Dança, Teatro / 30´ / Estreia Absoluta | Criação Imaginarius   / Prémio Mais Imaginarius 2018

Convento dos Lóios / 23 maio – 23h15 / 24 e 25 maio – 22h00

 

As Baquetas Misteriosas – Fórum Ambiente e Cidadania (PT)

Num mundo sombrio dominado pela força industrial e pelo poder da manipulação de massas, surge um objeto, dito, rudimentar. Um som que apenas os crentes poderão ouvir e que nos transporta para um lugar que todos esqueceram. Duas crianças, dois tons de vida, dois caminhos cruzados que abrem portas para o reencontro.

Performance, Multidisciplinar / 30’ / Estreia Absoluta | Criação Imaginarius   / Chamada de Apoio à Criação Local (CACL)

Praça Gaspar Moreira / 23 maio – 22h00 / 24 e 25 maio – 23h30

 

À Procura do Autor – Grupo de Teatro Experimental do Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira (PT)

Personagens perdidas conduzem o público por ruas e casas do centro histórico numa busca pelo seu autor. O espectador é levado a experienciar memórias multissensoriais que resgatam a identidade local do esquecimento.

Performance, Teatro / 45’ / Estreia Absoluta | Criação Imaginarius  / Chamada de Apoio à Criação Local (CACL)

Rua Roberto Alves (tem início no Hostel da Praça) / 23, 24 e 25 maio – 21h00 / 24 e 25 maio – 22h30

Cães de Rua – Sérgio Conceição (PT)

Cães de Rua é uma criação interdisciplinar – teatro, dança e acrobacia aérea –, que nos transporta para a odisseia de um homem embriagado pela vida de rua.  Contempla uma minoria depreciada da sociedade: o desamparo ao próximo. É, fundamentalmente, uma abordagem direta àquilo que mais tememos a seguir à morte: a sobrevivência!

Teatro, Dança, Circo / 30´ / Estreia Absoluta | Criação Imaginarius   / Chamada de Apoio à Criação Local (CACL)

Rossio / 23 maio – 22h00 / 24 e 25 maio – 23h00

 

Simulacro (Podia Ser Realidade) – Pedro Henrique, Arquiteto (PT)

Quando observamos atentamente, permitimo-nos compreender o que nos rodeia, imaginar sobre essa realidade, formar crítica, refletir. Porque não paramos mais vezes? Pela falta de espaços que o permitam? Ou antes pela falta de espaços que o provoquem?

Instalação / 120´ (23 maio) / 540´ (24 e 25 maio) / Estreia Absoluta | Criação Imaginarius / Chamada de Apoio à Criação Local (CACL)

Rua dos Descobrimentos / 23 maio – 21h00 > 23h00 / 24 e 25 maio – 15h00 > 00h00

 

||… (Duas linhas e Três Pontos) – 2º Andamento – Francisco Oliveira (PT)

Esta performance sonora ativa uma instalação que toca a experiência de viver com a memória de algo que deambula entre a presença e o esquecimento. Entre duas linhas escrevem-se histórias e é também entre duas linhas que são esquecidas. O vazio de cada lugar vago no comboio é ocupado por uma história estranha…

Instalação, Performance Sonora / 30´ / Estreia Absoluta | Criação Imaginarius  / 140 Mil Memórias

Eira do Orfeão / 23 maio – 21h30 / 24 e 25 maio – 22h45

 

Reencontro II – Jeanneth Vieira (PT)

Reencontro (II) é um projeto artístico comunitário, da artista Jeanneth Vieira, que partilha experiências de vida de elementos da comunidade, sob a forma teatral e de vídeo-documentário. Relatos de memórias individuais, em torno do Amor, que marcam diferentes gerações, tornando-as em memórias coletivas de Santa Maria da Feira.

Performance, Instalação / 30´ / Estreia Absoluta | Criação Imaginarius  / 140 Mil Memórias

Claustro do Convento dos Lóios / 23, 24 e 25 maio – 21h00

 

Black Market – LUIT – Laboratoire Urbain D’Interventions Temporaires (FR)

Misturando os códigos dos negociantes e dos operadores, BLACK MARKET (na foto) questiona a legitimidade de desejarmos o que é estabelecido pela sociedade de consumo. Aqui o discurso torna-se arriscado, mostrando o peso das palavras, onde cada cena é literalmente negociada com o público.

Performance / Estreia Nacional | Criação Imaginarius   / Roundabout Europe

Mercado Municipal / 23 e 24 maio – 21h30

Partilha