“Aqui” é o novo álbum dos Throes + The Shine

Três anos após o lançamento do seu último disco, os Throes + The Shine estão de regresso com um novo longa-duração. “Aqui” (2022) é o nome de batismo deste novo conjunto de canções e no ano em que se assinala a primeira década do grupo, o trio quis deixar bem marcado o lugar onde quer estar. E é aqui que eles pretendem ter os seus pés, num lugar de constante metamorfose, onde cada disco é uma oportunidade para trazerem as suas experiências e ideologias para as palavras e as batidas que criam, onde a colaboração e aprendizagem são alicerces da sua evolução.

Após uma década, que contou com centenas de concertos pelos quatro cantos do mundo e com o lançamento de quatro discos que viajaram desde a energia punk-rock do “Rockuduro” (2012) até à sonoridade pop-global e polida de “Enza” (2019), os Throes + The Shine decidiram criar um álbum conciso e enérgico, um álbum alicerçado na electrónica e na herança do kuduro e do afro-centrismo que estão no ADN do projeto desde a sua génese.

 

Com isto em mente, o trio decidiu convidar o artista angolano Preto Show, de forma a trazer o espírito explosivo que tão bem representa o Kuduro que se fez e se faz no país que o viu nascer para o mundo. No reverso da medalha, surge a colaboração com o rapper e ativista Chullage no tema “Chibatada”, que com as sua escrita cirúrgica e o seu flow ora doce ora acutilante trazem à baila temas de desigualdade social e racial que todos devemos escutar com atenção.

 

Co-produzindo vários temas com o produtor Pedro Da Linha, o trio luso-angolano criou um conjunto de canções explosivas e orelhudas que prometem alimentar ainda mais a efervescência pela qual os seus concertos sempre foram conhecidos. Dito isto, após uma década preenchida por uma caminhada rica e recompensadora no mundo da música, há uma certeza bem vincada na alma dos Throes + The Shine:

Partilha