Apostas do menswear nacional marcam estreia do Bloom na Altaroma – Glam Magazine

Apostas do menswear nacional marcam estreia do Bloom na Altaroma

Para Inês Torcato, este foi o primeiro desfile internacional. A jovem designer natural do Porto, licenciada em Design de Moda pela ESAD Matosinhos, foi distinguida pelo Concurso Bloom Portugal Fashion em 2016, sendo apoiada pela plataforma desde então. A marca Inês Torcato assume, nas palavras da própria designer, “uma estética baseada na reinterpretação dos clássicos e exploração de novos elementos formais”. Para o inverno 2018-19, apresenta a coleção “Self-Portrait (Touch)”, baseada no “conceito de auto-retrato”. Trata-se, segundo afirma Inês Torcato, de “um jogo de texturas materiais com tecidos muito distantes um do outro, como caxemiras e lãs, numa mistura com nylons à prova de água e transparências apapeladas”. Ao nível cromático, as apostas da jovem designer são o preto, o branco, os cinzas, os castanhos e o beringela. Num trabalho que tem no toque a sua maior diferenciação, Inês incorpora uma inovação: “uma parceria de escrita para estampados com a escritora e letrista Regina Guimarães”. O objetivo, sustenta, é acrescentar “uma nova linguagem gráfica e o significado do toque”.

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David Catalán, tal como Inês Torcato, é apoiado pelo Portugal Fashion desde a sua distinção no âmbito do Concurso Bloom Portugal Fashion, em 2016. Nascido em Espanha, onde iniciou formação na área, o jovem designer que agora vive no Porto licenciou-se em Design de Moda e Vestuário na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Apresenta coleções, desde 2014, na plataforma EGO na Mercedes-Benz Fashion Week Madrid, experiência internacional em formato de desfile à qual se junta a passagem pela Mercedes-Benz Fashion Week Istanbul. Participou ainda em eventos como o International Fashion Showcase, em Londres, e foi laureado no programa Mediterranean Fashion Prize, organizado pela Maison Méditererranéenne des Métiers de la Mode, em Marselha, assim como selecionado pelo programa The Future of Fashion, uma colaboração entre a Who’s Next Paris e a Not Just a Label. Mais recentemente, participou no projeto The Latest Fashion Buzz, na PItti Uomo 92, numa parceria da L’uomo Vogue, GQ e Mini.

Para o próximo inverno, David Catalán propõe uma coleção que explica como viagem à sua própria infância. Entre os elementos pessoais que usa como alusão ao seu percurso, está uma “estética facilmente associada ao escutismo”. “A moralidade presente neste tipo de associação” é sublinhada como essencial no processo de construção das peças, com o designer a afirmar que transpõe “este tipo de imposição moral extremamente positiva” para o nosso dia-a-dia através de mensagens bordadas e patches.

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Por fim, a marca Nycole foi convidada a entrar para a plataforma Bloom Portugal Fashion no início do ano passado, sendo que foi em formato showroom que, ainda em 2017, deu o primeiro passo internacional com o projeto. A marca de menswear baseada no Porto que se distingue pela inspiração no universo do vestuário clássico masculino e por detalhes de sportswear esteve na Paris Fashion Week com o suporte do Next Step, a promover a coleção SS18. Nesse primeiro showroom internacional, recebeu desde logo uma encomenda de uma loja no Japão. Fundada pela jovem designer Tânia Nicole, a marca Nycole obteve o primeiro lugar no concurso ACTE Julius

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