Gisela João actuou ontem no Museu Guggenheim, em Bilbau, num concerto único que marcou o encerramento da exposição de Joana Vasconcelos, “I’m Your Mirror”.
Segue agora para França, onde actua dia 29 de Novembro em Périgueux, no L’Odyssée, e dia 30 em Langon, no Centre Culturel Des Carmes. Regressa a Portugal em Dezembro para os últimos concertos antes dos espectáculos de Natal, apresentando o mais recente disco “Nua” a 8 de Dezembro no Cineteatro Caracas, em Oliveira de Azeméis, e dia 15 no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.
“Uma Noite de Natal”, espectáculo criado por Gisela João em resposta ao desafio lançado pelo CCB, tem estreia marcada para o dia 20 de Dezembro no Centro Cultural de Belém em Lisboa, onde fica em cena até dia 22. Segue depois para Viseu, Porto e Coimbra onde actua a 23, 27 e 29 de Dezembro, no Multiusos de Viseu, Casa da Música e Convento S. Francisco, respectivamente. Para “Uma Noite de Natal”, Gisela João convida um trio de Jazz de luxo, constituído por Luís Figueiredo (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), e a Orquestra Filarmonia das Beiras, liderada pelo maestro António Vassalo Lourenço. A cenografia do espectáculo é assinada por André Teodósio em parceria com a própria artista.
Gisela João mostra neste espectáculo um talento para interpretar géneros musicais além do fado que muitos desconhecem ainda, escolhendo um alinhamento de canções intemporais, reconhecido por públicos de todas as gerações: “Silent Night”, composta por Franz Xaver Gruber, com letra de Joseph Mohr; “Santa Claus is Coming to Town”, composta por John Frederick Coots e Haven Gillespie; “White Christmas”, de Irving Berlin; ou “Have Yourself a Merry Little Christmas”, composta por Hugh Martin e Ralph Blane, são apenas alguns dos temas escolhidos. Os arranjos estão a cargo de Luís Figueiredo.