Anti-Pasti… o punk britânico em digressão nacional

Anti-Pasti, banda formada em Derby (Inglaterra) em 1978. Desde cedo tornaram-se uma das bandas de referência dentro do movimento Punk em Derby. Com a chama do Punk ainda bem acesa por toda Inglaterra editam o primeiro EP em 1980.

Disco que inclui um dos temas mais carismáticos da banda, “No Government, eleito pelos leitores da conceituada revista de música Inglesa, Sounds, como a terceira melhor música de sempre do Punk inglês, numa lista de 100 bandas. Viviam-se tempos conturbados em Inglaterra a nível social, com uma taxa de desemprego galopante e medidas governamentais pouco simpáticas. Não foi de estranhar que o movimento Punk torna-se de novo num bastião de resistência e afirmação contra os males que proliferavam na era de Margaret Thatcher.

 

O impacto deste primeiro registo foi de tal ordem que o ep foi reeditado no mesmo ano pela Rondelet Music. Foi pela mão dessa editora que a banda editou o primeiro LP The Last Call”, disco que atingiu 31º posto da tabela de vendas em Inglaterra. Permanecendo mais de 7 semanas nessa tabela. Por essa altura o nome Anti-Pasti já era soletrado com o devido sotaque PUNK, evitando assim possíveis equívocos gastronómicos. O público já sabia quem eles eram e para o que iam. E foram integrados na tour Apocalipse Now Tour” em 1981, tour encabeçada pelos Exploited, aos quais se juntaram os Discharge, Chron Gen e claro os Anti-Pasti.

No Inverno do mesmo ano, a banda embarca numa Tour Americana, tocando com várias bandas Americanas, nas quais se incluem os Dead Kennedys, Flipper, Naked Raygun…

 

Durante o ano de 1981 foi lançado um split-ep com os Exploited, “Don’t Let ‘Em Grind You Down” e no final do ano é editado o single Six Gun”, que consegue o feito de atingir o primeiro lugar de vendas do UK Indie Chart.

 

Em 1982 a banda continua em força e edita o segundo álbum, Caution in Wind”, um álbum que mantém a mesma matriz Punk, mas com influências de Punk Americano e com uma sonoridade mais Rock n Roll. Houve um interregno de anos no percurso da banda, no entanto a banda continuou a tocar em Inglaterra e na Europa nos anos 90’s.

No virar do século a banda volta com outra força, tendo desde então empreendido várias tours pela Europa e tocando em grandes Festivais, tais como Rebellion entre outros. Em 2016 a banda edita o álbum “Rise Up”.

 

E é com uma bagagem cheia de clássicos Punk/HC que a banda vem a Portugal pela primeira vez. Uma tour de 3 concertos em Março, dia 7 em Lisboa (Popular Alvalade), 8 em Aveiro (Avenida Café Concerto) e 9 em Santarém (Espaço A9). Clássicos como No Government”, “Six Guns”, “City Below” entre muitos outros são pratos fortes garantidos na digressão Portuguesa

Partilha