Ann Hamilton em Guimarães para conversa no CIAJG

Esta quinta-feira, 12 de julho, às 18h30, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) promove uma conversa com Ann Hamilton no âmbito da residência artística que a norte-americana iniciou no dia 2 de julho e decorrerá até 1 de agosto numa das salas expositivas que irá acolher, entre 01 de setembro e 20 de outubro, uma importante parte do projeto concebido pela artista para a Contextile 2018 – Bienal de Têxtil Contemporânea, em Guimarães.

 

Ann Hamilton (EUA, 1956) é uma artista visual reconhecida internacionalmente pelo envolvimento sensorial das suas instalações multimédia em grande escala. Usando o tempo como processo e material, os seus métodos invocam o lugar, a voz coletiva, as comunidades passadas e o trabalho presente, fazendo-nos despertar as capacidades sensoriais e linguísticas de compreensão que constroem as nossas faculdades de memória, razão e imaginação. Reconhecíveis por uma acumulação densa de materiais, os seus ambientes efémeros criam experiências imersivas que respondem poeticamente à presença arquitetónica e à história social dos locais onde intervém.

 

Entre as suas distinções, Hamilton recebeu a National Medal of the Arts, Heinz Award, MacArthur Fellowship, United States Artists Fellowship, NEA Visual Arts Fellowship, Louis Comfort Tiffany Foundation Award, Skowhegan Medal for Sculpture e Guggenheim Memorial Fellowship. A exposição em nome próprio que irá inaugurar a 01 de setembro no CIAJG decorre em parceria com a Contextile 2018 – Bienal de Têxtil Contemporânea.

 

Desde o passado dia 29 de junho, novas exposições habitam o Centro Internacional das Artes José de Guimarães: “Leopard in a Cage”, de Julião Sarmento, “Mundo Flutuante”, de Pedro A.H. Paixão, e “Lábios de Flamingo”.

 

Partilha