A rota da internacionalização da música portuguesa para o último quadrimestre de 2019

A WHY PORTUGAL, gabinete de exportação da música portuguesa, arranca neste último quadrimestre de 2019 com três missões internacionais. Vic, uma vila perto de Barcelona, Tampere na Finlândia e Bilbao são os pontos marcados nesta rota que tem como missão levar a música portuguesa além fronteiras.

 

A primeira paragem será no Mercat Música Viva de Vic (MMVV), que irá acolher, na sua 31ª edição, Portugal como país destaque. Entre os dia 18 e 21 de Setembro, Filho da Mãe (na foto), Jorge Rocha, Lina_Raül Refree, Palankalama e a cantora Beatriz Nunes a convite de P.L.I.N.T, serão os artistas que levam a música feita em Portugal até ao showcase festival do país nosso vizinho. Na componente profissional do evento, a WHY PORTUGAL promove, ao terceiro dia, uma sessão de apresentação do cenário da indústria da música portuguesa aos participantes internacionais presentes no evento.

 

No mês de Outubro, de 23 a 27, é tempo da Womex, a maior feira de world music da Europa. Este evento itinerante será acolhido por Tampere e a open call que a WHY PORTUGAL  lançou em Junho deste ano, irá resultar na participação conjunta de 10 organizações nacionais – ALG-Eventos, AMAEI, Associação de Artistas Músicos e Editoras Independentes; o festival Artes à Rua; Espelho de Cultura; FMM Sines – Festival Músicas do Mundo; Locomotiva Azul; Lusitanian Music Publishing; Seiva Bruta; Transiberia; UGURU e Universal Music. As 11 entidades vão poder promover os seus projetos musicais num espaço que resulta de uma co-produção entre a WHY PORTUGAL e a Portugal Muito Maior.

 

Este ano a equipa de programação da Womex selecionou um artista português, OMIRI, que leva à maior feira de world music a sua música: electro-folk tendo como base as tradições musicais populares e regionais portuguesas, como por exemplo “Évora”, título do seu novo disco e espetáculo, apresentado pela primeira vez no Festival Artes à Rua.

 

Após Tampere segue-se Bilbao, onde três artistas portugueses se irão apresentar em showcase no BIME – Bilbao International Music Experience (30 de Outubro a 1 de Novembro). As conferências contam também com a participação de vários profissionais portugueses, que irão apresentar o panorama da indústria da música nacional. A programação do showcase festival será anunciada no 17 de Setembro.

 

Quando a equipa WHY PORTUGAL regressar de Bilbao será altura de receber as primeiras confirmações dos artistas portugueses selecionados para o Eurosonic 2020, o maior showcase festival da Europa, com data marcada de 15 a 18 Janeiro de 2020. A WHY PORTUGAL, export office membro da rede ETEP – European Talent Exchange Platform, marca presença todos os anos no evento, promovendo a nova música portuguesa.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

Partilha