A Nova Era apresenta HÁ HIP HOP A NORTE…

O aniversário da Rádio Nova Era celebra-se ao som dos beats do melhor Hip Hop Nacional.

Dia 26 de outubro, na Exponor, em Matosinhos, vão juntar-se alguns dos maiores talentos da música urbana feita no nosso país. Não serão apenas nomes consagrados, há também espaço para novos talentos que têm um futuro auspicioso na música, Piruka, Holly Hood, Mundo Segundo, Dealema, Domi, Kappa Jotta, Harold, Valas,

X-Tense, Cálculo, Lójico e Porte.

 

O rapper Piruka soma já mais de 200 milhões de visualizações no YouTube, com os seus vídeos a serem dos mais visualizados entre os de artistas nacionais. O seu álbum de estreia “AClara”, apresentado pelo single “Ca Bu Fla Ma Nau (feat. Mota Jr)” foi lançado em 2017.

O interesse de Holly Hood pelo hip hop acompanha-o desde sempre. Tinha 11 anos quando começou a fazer as suas primeiras rimas. Em 2016, Holly Hood avançou com o seu primeiro tema a solo, “Qualquer Boda”. Seguiram-se “Cobras e Ratazanas” e “Fácil” — os maiores sucessos de “O Dread Que Matou Golias”, a primeira parte do seu álbum, que é uma trilogia.

 

Mundo Segundo é um dos nomes mais respeitados do hip hop nacional, tendo já completado duas décadas de carreira, a solo e com projetos coletivos, como os Dealema e a dupla com Sam The Kid.

DJ Guze, Expeão, Fuse, Maze e Mundo formam os Dealema, um dos mais antigos grupos de hip hop português, que mantém a sua formação original. Foi em 1996 que surgiram os Dealema, reunindo elementos do Porto e Gaia.

 

Em 2019, DOMI lançou o novo single, “Gato Por Lebre”, produzido pelo habitual colaborador Charlie Beats e apresentado com um vídeo realizado por Thomas Zimmermann. Este lançamento sucedeu a “3ª Maior”, o EP de estreia lançado pelo rapper algarvio em Novembro de 2018.

Kappa Jotta, começou a sua caminhada no hip hop em meados de 2004/2005, com apenas 14 anos. Foi um dos que, juntamente com Mnémiko e Arma Vokal, formou o grupo da Linha de Cascais, “Guerrilha Urbana”, que surgiu em 2006/2007.

Harold está a dar cartas na sua carreira a solo, que avança a par do seu percurso no coletivo GROGNation. Depois dos singles “Torre Eiffel” e “Do fim”, saiu agora “Sem Horário”.

 

Johnny Valas protagonizou um dos grandes sucessos do hip hop nacional dos últimos anos, com o single “As Coisas (Prod. Lhast)” que foi o 1º single do álbum “Check In”, lançado em 2018. Este álbum revelou também o single “Estradas No Céu” com a participação de Raquel Tavares

O rapper e produtor português X-Tense deu que falar em 2016 com o lançamento de “A Fórmula”, mas o seu percurso no hip hop começou muito antes, no final dos anos 90…

Cálculo é um rapper e produtor de Barcelos, cuja sonoridade se inspira no hip hop norte-americano dos anos 90 e no funky groove da música negra dos anos 70. Desde 2010.

Lójico é João Correia, rapper de Gaia que fez as suas primeiras gravações no mundo do hip hop em 2015.

Também conhecido como Big Porte ou Sonny Porte, é um rapper do Porto. Em 2009, com o single “Vem comigo “, foi o primeiro artista independente a solo a conseguir alcançar o 13º Lugar da HitList Portugal da MTV

Partilha