A Galeria Zé dos Bois encerra 2017 com…

Depois de um Outubro recheado a Galeria Zé dos Bois apresenta agora a sua programação até ao fim de 2017. Destaques para Avey Tare(Animal Collective), que actua no próximo dia 21 de Novembro, na Igreja St. George (à Estrela). O seu último álbum, “Eucalyptus” encontra o músico num espaço mental mais luminoso e revela um processo intuitivo onde a voz e as palavras ilusórias de Avey Tare se enredam num caleidoscópio de guitarras acústicas, coros etéreos, percussões rasteiras, lap steel, colagens oníricas, orquestrações dolentes e demais arranjos fantasma.

Dois dias depois, Thurston Moore Group, formação rock que inclui James Sedwards, Debbie Googe e Steve Shelley actuam no Lux Frágil. O universo da pop e rock foi sempre prezado pelos Sonic Youth, e esse laço fulgura com grandeza sábia em “Rock n Roll Consciousness” (2017) o mais recente álbum de Thurston Moore. Um homem que canta ainda a promessa da utopia que a música popular do século XX nos deixou.

Segue-se ainda KETU no dia 29, super grupo que inclui Alex Zhang Hungtai (ex- Dirty Beaches), David Maranha, Gabriel Ferrandini e Pedro Sousa; e Forest Swords dia 30, o produtor britânico volta a fintar expectativas com o último álbum “Compassion”. Um lugar imaginoso, ora lunar, ora oceânico, capaz de transportar várias e invulgares linguagens numa só. Dezembro inicia-se com outro milagre: “A Frame my Love, a Frequency”Colleen volta a surpreender e a arrepiar, condensando alguma da mais bela musica deste 2017 e apresentando-a no Aquário na noite de 7 de Dezembro.

Surpresa agora anunciada, Thor & Friends, colectivo cuja música se confunde com as ideias de meditação, silêncio, delicadeza ou pudor. Thor Harris, então percussionista dos Swans, atraiu a companhia de Peggy Ghorbani e Sarah “Goat” Gautier. Melodias, ritmos, pequenas composições, sons contínuos foram surgindo do trabalho colaborativo do trio que rapidamente se viria a transformar num colectivo mais informal. Jeremy Barnes e Heather Troost (dos Hawk and the Hacksaw) e John Dietrich (dos Deerhoof), entre outros músicos, foram trazendo os seus contributos, partilhando com Thor Harrris, o mesmo gosto pelo minimalismo de Philip Glass, Steve Reich ou Terry Riley.

2018 termina com data dupla de Sean Rilley and The Slowriders, 15 e 16 de Dezembro, sendo que já só existem bilhetes para o último; e dia 21 A Cafetra Apresenta Um Outro Espectáculo de Natal na ZDB.