A estreia de Laila Sakini ao vivo em Portugal

Dia 23 de Setembro marca a estreia da compositora australiana Laila Sakini em Portugal, com um concerto no NOVO NEGÓCIO da Galeria ZDB. A abertura da noite caberá a Maria Reis & Rudi Brito.

 

Aparição pouco aparatosa mas marcante da forma que só as coisas mais íntimas conseguem, o álbum de estreia de Sakini, “Vivienne”, surgiu mesmo ao estalar da globalização da pandemia, sendo celebrado como um dos acontecimentos de 2020 em várias publicações e corações.

Álbum que sentiu o pulso londrino de um modo tão pessoal na entrega como universal na empatia, a ressoar com recursos muito DIY uma série de linhagens que em sonho tanto podem ser pop quanto música de câmara, jazz espiritual ou beat narcótico. Já este ano, a reedição em vinil de “Into the Traffic, Under the Moonlight” – imaginada como um encore para “Vivienne” – e “Blip in the Bungalow” como que abrem a janela para deixar entrar o meio circundante, expandido o arsenal para violoncelo, sopros, mais samplagem e batida, a calcar as ruas naquele estado de hipnose lisérgica que tornou o trip hop algumas vezes interessante e que tem ressurgido com premência recentemente através de gente como Jonine (HTRK), muito em consonância com este último ano e meio.

A sua entrada na série Documenting Sound da Boomkat – Strada – é reflexo disso mesmo, tocando, como poucas, no âmago emocional que se oculta sob a cortina de incerteza destes tempos.

Partilha