A energia dos Suede a fechar a primeira noite do EDP Vilar de Mouros 2022

A energia em palco de Brett Anderson rapidamente contagiou o público no Festival EDP Vilar de Mouros. O concerto era aguardado por muitos que desde a primeira hora, exibiam as tshirts da banda e que fechava a primeira noite de concertos do Festival, isto depois de um concerto enfadonho dos Placebo que não quiseram ser fotografados.

Formados em 1989, os Suede tiveram ao longo destes 30 anos uma carreira com altos e baixos, levando inclusive a dissolução da banda em 2003. Felizmente regressaram em 2010 para uma serie de concertos e gravação de novos temas, os mais recentes incluídos no disco de 2022, cuja edição acontece neste mês de Setembro.

Neste regresso a Portugal, Brett Anderson e companhia abrem o concerto com uma das faixas do novo disco, “She Still Leads Me On”, mas rapidamente seguem em direcção dos temas mais marcantes de 30 anos de carreira.

Autentico animal em palco, Brett incendeia o público incitando-o a cantar com ele as canções que vai debitando no seu falsete característico, ao ritmo de uma sonoridade britpop contemporânea de bandas como os Blur, Oasis ou Pulp. Classicos como “Trash”, “So Young” ou “Animal Nitrate” levam ao rubro toda uma geração que cresceu e se tornou adulta ao som destes temas.

Fotografias / Reportagem: Paulo Homem de Melo

Partilha