A Cantadeira edita disco de estreia “Tecelã”

A Cantadeira edita esta sexta feira, 10 de maio, um novo disco, “Tecelã“, do qual faz parte o single “Senhora das Flores“, anteriormente lançado. É um trabalho sobre as tradições e as raízes da música portuguesa, mas sempre com um abordagem contemporânea destes legados.

Tecelã” é um disco de 14 canções onde se quer manter as tradições musicais vivas, mas também reinventá-las criando novas canções com o legado das antigas. Neste trabalho a artista assume-se verdadeiramente como cantadeira, mergulhando na voz para encontrar uma identidade própria a solo, mas também das cantadeiras portuguesas da nossa memória coletiva.

Joana Negrão (A Cantadeira) refere “Quis que a tradição ancestral das canções se misturasse na perfeição com o que sinto hoje e com as questões e dilemas dos meus dias de Mulher, Mãe e Artista. O meu contato constante com pessoas que ainda vivem as tradições musicais mais antigas no seu próprio contexto, desde as Adufeiras de Monsanto, na Beira-Baixa, até às mulheres mais a centro e norte de Portugal, com o seu canto polifónico, deu-me uma enorme riqueza cultural e emocional, que trago sempre comigo e que espero que transpareça neste disco e quando canto em palco.”

Um disco que explora a voz como um dos instrumentos que mais nos conecta às nossas raízes, uma homenagem a todos os cantares que vieram antes nós, construindo um futuro que os homenageia e os extravasa. “Cantar e ir ao encontro da nossa própria voz é um exercício que nos conecta com a nossa identidade mais profunda. Acredito que dentro de todos nós há alguém que canta e seus males espanta.”, remata A Cantadeira.

Com o disco sai também o videoclipe de “Da minha pele“, novo single do disco e que ganha agora uma nova vida num vídeo onde A Cantadeira se rodeia de outras cantadeiras e adufeiras, mulheres que sempre fizeram parte do seu imaginário não só pessoal, mas principalmente enquanto artista

Partilha