5ª Punkada fecham cartaz do NASCENTES

Dois dias antes do lançamento do segundo disco de originais, os 5ª Punkada regressam às Fontes para um concerto de pré-apresentação que se reverte de notas especiais. Numa colaboração com o Coro das Fontes (grupo composto por habitantes da aldeia), o coletivo formado por músicos utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra traz a palco temas novos e novas abordagens à música com que têm vindo a tocar um pouco por todo o Portugal e Europa. A complementar este regresso a exibição de Yours Truly, Fear, documentário de Telmo Soares – recentemente galardoado no festival IndieLisboa –  que acompanha o coletivo na tour europeia realizada em 2024. A exibição do documentário será seguida de uma conversa com a banda e o realizador.

O multi-instrumentista Samuel Martins Coelho fará também o primeiro concerto de apresentação para o novo disco que editará via Omnichord, onde explora a crise ambiental, emocional e a extinção das espécies através de um intrincado jogo entre a música e a fisicalidade. Composto por sete temas, Extinção vai além do formato tradicional de um álbum. O disco é uma edição especial em formato caixa, contendo objetos que se conectam aos temas do disco e, com isso, proporcionando uma experiência sensorial e social que convida o público a uma imersão completa nas questões ambientais abordadas.

Como espaço de conexão entre pessoas, o NASCENTES volta a dar particular atenção à programação infanto-juvenil e familiar, com um alargado programa de oficinas que pretendem explorar novas competências e criar momentos de brincadeiras entre miúdos e graúdos. A par da já tradicional presença das instalações lúdicas dos Jogos do Hélder, o cardápio integra oficinas de pintura e desenho, construção, culinária, cianotipia e criação e manuseamento de instrumentos e som. 

Num convite mais alargado à exploração e descoberta da natureza envolvente, o NASCENTES 2024 volta a receber Luís Antero, que orientará seis passeios sonoros que convidam  à escuta do lugar, através dos sons que dele fazem parte. As paisagens e marcos sonoros das Fontes servirão de base para um exercício de escuta ativa e criativa, que transforma os participantes em performer em tempo real. Também com relação com a paisagem, e tendo como ponto de partido o mito da grota – segundo qual, em idos tempos, terá rebentado do chão uma nascente de água com jatos que ultrapassavam a altura das árvores – será construída no território uma instalação que se inspira nas estórias e mitos guardados na memória coletiva dos habitantes das Fontes.

Enquanto projeto de raiz comunitária, o NASCENTES volta a propor uma visita às estórias e pessoas que habitam a aldeia. Numa colaboração entre Raquel Folião – que ao longo de algumas semanas entrevistou diferentes habitantes das Fontes – e a livraria Arquivo, será lançada a fanzine A fragil(idade) do tempo, que compila textos, fábulas, memórias e olhares sobre a vida, o passar do tempo e aquilo que nos prende (ou nos afasta) de um lugar.

Fecha-se a lista de atividades com a segunda edição da Jantarada d’Aldeia, que reunirá dezenas de pessoas à volta do bom comer e do bom conviver.

A ter lugar entre os dias 3 e 7 de julho na aldeia das Fontes em Leiria, o NASCENTES assume, este ano, um forte pendor multicultural, tendo já anunciado o alinhamento de concertos com propostas de bandas e músicos de dezoito nacionalidades: BCUC, Collignon, Verde Prato, Yeli Yeli, Rastafogo, Haepaary, Insan Insan, O., El Khat, La Tremenda Sonora, Arapucagongon, Rizan Said e Claiana.

3 de julho

19h30 – 5º Punkada + convidados + Coro das Fontes .  Residência de criação – Concerto

20h30 – Samuel Martins Coelho – Concerto

21h – Discos & Petiscos

22h – Yours Truly, Fear –  Projeção de documentário

23h – Grota – Instalação artística

4 de julho

19h30 – Haepaary – Concerto

20h30 – Insan Insan – Concerto

21h – Discos & Petiscos

22h30 – O. – Concerto

5 de julho

19h30 – Verde Prato – Concerto

20h30 – Jantarada d’Aldeia

23h – La Tremenda Sonora – Concerto

6 de julho

08h/09h/10h – Passeio Sonoro por Luís Antero

13h – Discos & Petiscos

14h30 – Jogos do Hélder

14h30 – Em Mudança – Instalação

14h30 – Tons de azul e branco – Atividade infanto-juvenil

14h30 – Psss Psss – Atividade infanto-juvenil

14h30 – Preencher a aldeia – Atividade infanto-juvenil

16h – Claiana – Concerto

17h – Rastafogo – Concerto

18h – Collignon – Concerto

19h30 – Yeli Yeli – Concerto

22h30 – El Khat – Concerto

23h30 – Arapucagongon – Concerto

00h30 – Rizan Said – Concerto

01h30 – Discos

7 de julho

08h/09h/10h – Passeio Sonoro por Luís Antero

13h –  Discos & Petiscos – Piquenique

14h30 – Faz tilintar – Atividade infanto-juvenil

14h30 – À mesa com a Natureza – Atividade infanto-juvenil

14h30 – Duas Águas – Atividade infanto-juvenil

17h30 – BCUC – Concerto

🖋 redação / press release

📸 Idalécio Francisco

Partilha