50 Anos de “Beggars Banquet” assinalados com reedição em Novembro

Os Rolling Stones vão lançar “Beggars Banquet (50th Anniversary Edition)” em todos os formatos, a 16 de novembro. Gravado entre março e julho de 1968 nos Olympic Sound Studios, em Londres, misturado no Sunset Sound em Los Angeles, “Beggars Banquet” foi o primeiro álbum dos Stones produzido por Jimmy Miller e assinala o início daquela que é considerada a era mais prolífica da banda. “Beggars Banquet” ocupa um lugar especial na história do grupo, já que é o último álbum gravado pela formação original: Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts.

 

A edição em vinil traz um 12” bónus com o single “Sympathy For the Devil”, numa versão mono em 45rpm. Esta edição traz ainda uma réplica do disco flexi raro lançado originalmente só no Japão que contém uma entrevista telefónica com Mick Jagger de 1968 e um código para se fazer download do álbum e da entrevista. Este álbum marcante foi novamente masterizado pelo premiado engenheiro de som Bob Ludwig, e impresso em Abbey Road em vinil de 180 gramas.

Na edição de 10 de agosto de 1968 da revista “Rolling Stone”, o fundador e editor Jann Wenner fez uma previsão do álbum, onde salientou: “Os Rolling Stones estão de volta e trazem o rock’n’roll de volta. Já terminaram o seu próximo álbum – intitulado ‘Beggars Banquet’ – e é o melhor disco que já fizeram. É, em todos os aspetos, um grande álbum; excelente material e performance dos Rolling Stones; um grande álbum rock’n’roll, sem pretensões e uma grande conquista artística a nível lírico e musical.” Wenner colocou Mick na capa dessa edição da revista, com a frase: “Os Stones fazem o grande regresso da sua carreira.”

 

A capa prevista para “Beggars Banquet” foi, inicialmente, rejeitada tanto pela London Records, a editora do grupo nos EUA, bem como pela Decca, a editora no Reino Unido. A fotografia de Michael Vosse uma casa de banho vandalizada foi considerada ofensiva, possivelmente porque vê-se na fotografia o tampo da sanita levantado. A capa substituta consistia apenas no nome da banda e no título do álbum escritos como se fosse um convite de casamento e assim se manteve durante anos, até ao momento em que a fotografia original deixou de ser considerada ofensiva, voltando a ser a capa do disco.

Beggars Banquet (50th Anniversary Edition)” presta tributo a ambas as capas, já que a fotografia de Vosse surge coberta por um convite de casamento “inofensivo”.

 

Partilha